A Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem) completa uma década de existência neste mês de março. São 10 anos apoiando o desenvolvimento de projetos estratégicos da Bahia e de outros Estados. Instituição com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, declarada de utilidade pública, a Fundação abriga em sua sede, no Centro Administrativo da Bahia, modernas instalações para a realização de eventos e cursos. Apenas do ano de 2008, registra-se a presença um público estimado de 30.000 pessoas, em sua grande maioria servidores públicos participantes de eventos patrocinados pelo Governo da Bahia.

Um dos projetos que vem sendo conduzido pela Fundação desde 2007 é o Mata Branca – Conservação e Gestão Sustentável do Bioma Caatinga, implementado nos Estados da Bahia e do Ceará. Ancorado em Acordo de Doação no valor de 10 milhões de dólares, firmado entre o Banco Mundial e a Flem, o projeto vai até 2012. No total, 5.000 famílias serão beneficiadas diretamente, abrangendo ações em 72 municípios. Na Bahia, o projeto é gerenciado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e, no Ceará, pelo Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam).

Nos últimos dois anos a fundação vem ampliando suas ações em outros Estados, atendendo ao Mato Grosso do Sul, onde certificou 1.181 Dirigentes Escolares, e ao Acre, para o qual está desenvolvendo um inovador sistema de monitoramento e avaliação da gestão escolar.

Na Bahia, a Flem mantém parcerias com várias Secretarias de Estado, apoiando o desenvolvimento de ações estratégicas, a exemplo do Programa Juventude Cidadã – PJC, da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte. Como uma das instituições executoras do PJC, a Flem atende a cerca de 1.700 jovens, na capital, em Lauro de Freitas, Simões Filho e Santo Antônio de Jesus. Os jovens recebem uma formação em Cidadania e Direitos Humanos, realizam atividades sociais em suas comunidades e são qualificados profissionalmente para ingresso no mercado de trabalho.

A instituição já apoiou o desenvolvimento de mais de 34.000 pessoas, incluindo Agentes de Desenvolvimento Social e servidores públicos das áreas de Segurança, Saúde e Educação, em especial. Na área internacional, em parceria com as Nações Unidas e outros organismos multilaterais, organizou várias missões e eventos de relevância. Junto com o Governo da Bahia, recentemente, atuou na organização das Reuniões de Cúpula de Chefes de Estado e Governo da América Latina e Caribe, que ocorreram no Complexo Costa de Sauípe, projetando a Bahia no cenário internacional.

Segundo a Superintendente Geral da Flem, Vera Queiroz, "o diferencial da Instituição, ao longo dos anos, está na sua competência de gestão de projetos. A Fundação conta com um quadro de profissionais de excelente qualificação técnica e dispõe de modernos sistemas para atender aos seus parceiros com soluções customizadas, garantindo flexibilidade e agilidade no gerenciamento de projetos".

Presidido pelo Secretário da Administração do Estado da Bahia, Manoel Vitório, o Conselho de Administração da Flem – Conad – é formado por 13 membros da sociedade, entre os quais cinco Secretários do Governo da Bahia, os reitores da Ufba, Unifacs e Uneb, além de representantes do Governo Federal (Secretaria de Gestão) e também das Nações Unidas. Veja relação completa dos Conselheiros no portal www.flem.org.br .