LOCAL: Hotel Pestana, Rua Fonte do Boi, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador.
DATA: 31.03.09 (terça-feira)
HORÁRIO: 19h

O QUE É: Inauguração do Pestana Bahia Lodge Residences, anexo ao tradicional Pestana Bahia.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

INAUGURAÇÃO: Contará com a participação do governador Jaques Wagner, do presidente mundial do Grupo Pestana, Dionísio Pestana, do diretor-presidente do Comitê Executivo de Gestão do Grupo Pestana para América do Sul, Roberto Rotter, entre outros. Mais de 30% das unidades já estão vendidas e as chaves dos apartamentos serão entregues em maio. A Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur) contribui com a mediação entre os empresários para a arrecadação de recursos, divulgando a importância turística do estado para atrair investidores ao setor.

PESTANA BAHIA LODGE: Integra 98 apartamentos com vista panorâmica para a Baía de Todos os Santos. A arquitetura é tipo “lodge”, em pequenos edifícios de três andares. Os apartamentos de um ou dois quartos, têm medidas de 30 a 180 metros quadrados, com preços que variam entre R$ 206 mil a R$ 1,4 milhão. Os compradores terão direito a utilizar gratuitamente seus apartamentos para lazer, num período de três semanas por ano e receberão um rendimento garantido pela integração no pool no restante do ano. No segmento de imobiliária turística, esse é o primeiro empreendimento da divisão “Pestana Residence”. O investimento é de R$ 28 milhões.

GRUPO PESTANA: Com origem em 1972, ocasião da fundação da M & J Pestana – Sociedade de Turismo da Madeira, o grupo desenvolve a sua atividade principalmente no setor do turismo, com interesses ainda na indústria e serviços. A partir de 2003, o grupo assumiu a gestão da rede das Pousadas de Portugal, assumindo assim o destino das mais de 42 pousadas existentes no território nacional e promoveu a sua internacionalização por meio da abertura de uma pousada em Salvador, em 2005. Atualmente está presente em três continentes, sendo o maior grupo português do setor de turismo e uma das 50 principais cadeias de hotelaria da Europa. Dispõe de duas marcas – Pestana Hotels & Resorts e Pousadas de Portugal – com 85 unidades hoteleiras e cerca de 8,2 mil quartos. No final deste ano, com o conceito “Residence” o grupo irá inaugurar o Pestana Chelsea, em Londres (Inglaterra). Além disso, já existem outros projetos em estudo no Brasil.

AÇÕES: Seguem abaixo algumas iniciativas do Governo do Estado no segmento turístico:

• Disque Bahia Turismo: É um serviço de call center pelo qual o visitante, ou qualquer cidadão baiano, tem acesso a informações em português, inglês e espanhol sobre todas as 11 zonas turísticas da Bahia. Integra o rol de ações do Serviço de Informação ao Turista (Sintur) e pode ser acessado durante as 24 horas do dia pelo telefone 3103-3103.

• São João: Os festejos de São João, na capital e no interior, receberam investimentos de R$ 9 milhões. Além disso, foi lançado um site para os festejos: www.saojoaobahia.com.br. Houve também a realização de eventos nacionais e internacionais, como Rali dos Sertões, Campeonato Internacional de Surfe (em Itacaré e Praia do Forte), Festa da Boa Morte e festivais de inverno de Lençóis e Vitória da Conquista.

• Comunicação: No âmbito da comunicação social, houve o lançamento da revista “Viver Bahia” e a reformulação do portal: www.bahia.com.br, da internet.

• Centro de convenções: A reestruturação administrativa dos centros de convenções de Salvador, Ilhéus e Porto Seguro, significou a redução de 70% dos custos de manutenção em Porto Seguro e de 50% no déficit financeiro do Centro de Salvador.

• Novo voo: Em outubro de 2008, um novo voo passou a funcionar no estado. Resultado do trabalho de captação de voos do governo estadual, a operação diária Salvador/São Paulo da Webjet atenderá a demanda do trade turístico baiano e do mercado corporativo.

• Prodetur: Através do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), foram aplicados R$ 86,4 milhões no biênio 2007-2008. Entre as obras em execução estão a estrada Camumu-Itacaré e a ponte sobre o Rio de Contas, nas quais estão sendo investidos de R$ 104 milhões e o Sistema de Esgotamento Sanitário, Urbanização e Drenagem de Imbassaí, com investimento de R$ 7,5 milhões. Em Salvador estão sendo aplicados R$ 25 milhões para revitalizar a orla marítima e recuperar o patrimônio histórico.

•Voos internacionais: A Bahia possui 29 voos internacionais regulares provenientes de Buenos Aires, Miami, Frankfurt, Madri, Lisboa e Paris. Além destes, também possui novos voos charters provenientes de Milão, Porto (Portugal), Córdoba (Argentina) e Madri.

• Qualificação: Para fortalecer a marca “Bahia”, o projeto “A Bahia é Muito mais Verão” investiu R$ 1,1 milhão na qualificação de 5,7 mil pessoas (entre policiais militares, taxistas, baianas de acarajé, barraqueiros e ambulantes). No interior, foi iniciada também a qualificação de 1,2 mil jovens, com idade entre 16 e 24 anos, residentes no entorno rural das zonas turísticas, em 22 municípios. Os recursos foram repassados pelo Governo Federal, no Projeto Consórcio Social da Juventude Rural.

• Enoturismo: Lançado em 2008, o programa objetiva atrair um fluxo contínuo de turistas que possa fomentar o desenvolvimento na região dos Lagos do São Francisco por meio do Roteiro do Vinho Nordestino. Para tanto, o Governo do Estado faz um trabalho de divulgação nos mercados nacional e internacional. Com o Turismo do Vinho as pessoas poderão aprender um pouco mais sobre a cultura da bebida, a partir de visitas guiadas às unidades de produção, e da região, rica em atrativos. Além disso, a diversificação do segmento turístico levará novas alternativas econômicas para a comunidade do local, beneficiando toda uma cadeia produtiva, pois a visitação gera empregos, implantação de novas pousadas e hotéis, aumento do número de voos e rotas rodoviárias, produção artesanal, melhorias urbanas, atração de eventos, aumento de escolas e faculdades, entre outros benefícios. A expectativa inicial é que com o novo produto o número de visitantes na região aumente para 5 mil por mês.

• Desenvolvimento do Litoral Norte: O governo baiano assinou um protocolo de intenções com a Prima Empreendimentos Inovadores para a implantação do Plano Grande Baixio, um empreendimento turístico no litoral norte da Bahia que prevê investimento total de R$ 13,6 bilhões ao longo dos próximos 40 anos. Alguns dos pontos fortes do projeto são os aspectos sociais, econômicos e ambientais para que seja um exemplo de sustentabilidade turística. Em área de 6,3 mil hectares, com aproximadamente 14 quilômetros de praia, o plano prevê a implantação de empreendimentos hoteleiros, residências turísticas e de serviços, três campos de golfe, áreas de serviços e lazer à beira mar e áreas comerciais, esporte e lazer, cultura e entretenimento.

• Turismo Étnico Afro: O Governo do Estado lançou em 2007 o Programa de Ação do Turismo Étnico Afro da Bahia, que tem como objetivo atrair mais visitantes, sobretudo os afro-descendentes norte-americanos, para a Bahia, aproximando-os de sítios e manifestações culturais vinculados às suas origens. O projeto visa difundir o conceito desse segmento, além de pesquisar e coletar dados que contribuam para a elaboração de políticas públicas e modelos de gestão. A criação por parte do governo baiano de um projeto direcionado ao segmento do turismo étnico foi tão bem aceita, que a iniciativa foi adotada nacionalmente pelo Ministério do Turismo.

• Destino Bahia: A promoção do “Destino Bahia” foi intensificada por meio da participação em grandes feiras e eventos.