LOCAL: Gran Hotel Stella Maris Resort, em Salvador.
DATA: 09.03.09 (segunda-feira)
HORÁRIO: 9h30

O QUE É: Solenidade de abertura do 10º Agrocafé – O Simpósio Nacional do Agronegócio Café.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

EVENTO: Acontece entre os dias 9 e 11 deste mês, reunindo especialistas e lideranças dos três setores da cadeia do café: Produção, Indústria e Exportação. Com o tema “O alvo é a renda do produtor”, o evento tem como objetivo analisar os acontecimentos de dezembro a março e trazer para discussão os mais sérios problemas do setor cafeeiro nacional, além de definir diretrizes para o enfrentamento da crise financeira internacional. A realização do evento é da Associação de Produtores de Café da Bahia (Assocafé) e tem o patrocínio do Governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri) e da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (Sicm). 

PROGRAMAÇÃO: No primeiro dia do evento será realizado o fórum de secretários de Agricultura dos estados produtores de café. Em seguida acontecerá uma palestra com o tema “Exportação do café: Um constante desafio” e homenagens destinadas ao engenheiro agrônomo José Mota Filho, ao maior cafeicultor individual do Brasil, João Silva, e a Unicafé, pelos 40 anos de atividade na exportação do café. Já no dia 10, serão realizadas as seguintes palestras: Situação atual e futura da produção de fertilizantes no Brasil; Análise da produção de arábica e robusta nos estados; Legislação ambiental e certificadora para a produção cafeeira; Associativismo como forma de sustentabilidade econômica; e Diagnóstico das indústrias de café verde e solúvel no Brasil. No último dia às 9h haverá as palestras “Café: O prazer, a saúde e o coração” e “A evolução da produção e consumo mundial do café”. Em paralelo as apresentações acontecerão cursos intensivos focando vários dos pontos vitais à produção como qualidade, produtividade e sustentabilidade, além do associativismo, meio ambiente, entre outros temas. A programação completa pode ser encontrada no site: http://www.agrocafe.com.br/.

AÇÕES: Para revitalizar a cadeia produtiva do café e organizar o setor, a Seagri articula a criação da Câmara Técnica do Café, proporcionando uma melhor qualidade do produto. O objetivo é ampliar a produção do café fino, que já tem grande aceitação no mercado nacional e internacional. Para isso, estão sendo adquiridos equipamentos para trabalhar com a “pós-colheita”, como despolpadeiras e secadores, que viabilizam o beneficiamento, além da renovação de cafezais. Com a expectativa de produção estimada em 2,1 mil sacas e uma área plantada de 132 mil hectares, a safra agrícola cafeeira no estado vem refletindo os efeitos das temperaturas mais elevadas e das chuvas que só agora iniciaram, aliada ao aumento de áreas podadas e um menor volume de insumos aplicados, devido à elevação dos seus preços. As principais áreas produtoras de café do estado estão nas regiões Sul e do Planalto que cultivam, respectivamente, os tipos robusta, para café solúvel, e arábica (comum), que tem grande aceitação no mercado externo e recebeu importantes prêmios.