O concurso da Polícia Militar do Estado da Bahia, realizado domingo (8), teve abstenção de 10,67%. Do total de aproximado 84 mil inscritos, pouco mais de 8,4 mil candidatos deixaram de comparecer às provas realizadas em seis municípios baianos – Salvador, Feira de Santana, Juazeiro, Ilhéus, Barreiras e Vitória da Conquista.

As provas objetiva e discursiva foram aplicadas em 105 locais, sendo 47 apenas na capital. No total estão sendo oferecidas 3,2 mil vagas sendo 2,8 mil para o quadro de praças da Polícia Militar e 400 para o quadro de praças do Corpo de Bombeiros. A concorrência média é de 26,4 candidatos por vaga. O gabarito da prova será divulgado pela Fundação Carlos Chagas, executora do certame, no dia 18 deste mês.

Após a avaliação da prova objetiva, serão corrigidas as redações dos 12.800 primeiros colocados, numa relação de quatro vezes o número de vagas oferecidas. A conclusão desta etapa corresponde ao resultado final do concurso, previsto para ser divulgado em junho deste ano.

Os 3.200 primeiros classificados neste processo serão convocados pela Polícia Militar para a realização dos exames admissionais (médico, físico, psicológico e de investigação social). Só depois dessa etapa serão matriculados no curso de formação.

“Com a finalização deste concurso, o governo estará admitindo, em dois anos, um total de 6.400 novos policiais, contando com os 3.200 já convocados. Um reforço importante para a segurança pública da Bahia”, explicou o secretário da Administração, Manoel Vitório, que, ao lado do comandante geral da Polícia Militar, Coronel Nilton Mascarenhas, acompanhou a aplicação das provas no Colégio Central, em Nazaré, na capital.

O comandante destacou os atrativos da nova carreira para os futuros policiais. “Os futuros novos ingressos na PM encontrarão mais perspectiva na carreira que, este ano, ganhou duas novas graduações em complementação às já existentes”.

Ele enfatizou que o futuro policial entrará como soldado, mas ao avançar da carreira atingirá ainda as graduações de cabo, sargento e sub-tenente. “Antes um soldado ficava até 20 anos na função, para só, então, chegar ao topo da sua carreira. Isto mudou”, explicou. A seleção para a Polícia Militar ocorreu com tranqüilidade nas seis cidades. Os portões foram abertos impreterivelmente no horário marcado, às 8h, e não houve registros de atrasos.

Provas

Concorrendo a uma das vagas para o Corpo de Bombeiros, a candidata Ana Clara Bastos, que prestou exame no Colégio Central, considerou fácil tanto a prova objetiva quanto a redação. “As questões cobradas estavam de acordo com o conteúdo apresentado no edital, o que me deixou tranqüila”, disse.

Já o candidato, Anderson de Jesus Santos, que concorre a uma das vagas para soldado da Polícia Militar, enfatizou a tranqüilidade na organização do certame. “Tudo transcorreu com muita normalidade, o que me fez sentir a vontade para responder às 60 questões apresentadas e a redação. Estou bastante confiante”, disse.

Saúde

Neste domingo (15), em Salvador, acontecerá o concurso para preenchimento de 854 vagas na área de saúde. São esperados 33 mil candidatos para concorrer a 609 vagas de médicos em 36 especialidades e mais 245 outras 17 carreiras de nível médio e superior da área de saúde.

Os cargos são de sanitarista (8), médico veterinário (2), farmacêutico (26), farmacêutico/bioquímico (7), biólogo (2), psicólogo (8), fisioterapeuta (7), terapeuta ocupacional (8), regulador da assistência em saúde (10), assistente social (9), nutricionista (18), enfermeiro (54), fonoaudiólogo (9), odontólogo (7), técnico em radiologia (15), técnico em patologia clínica (15) e técnico de enfermagem (40).

A remuneração inicial dos cargos varia de R$ 678,72 a R$ 3.832,73. Para os cargos de nível superior, o concurso terá duas etapas – prova objetiva (eliminatória) e prova de títulos (classificatória). Já para os cargos de nível médio, a etapa será única, com prova objetiva.

Os profissionais irão compor equipes multiprofissionais de 11 Diretorias Regionais de Saúde (Dires), em Salvador, Feira de Santana, Gandu, Ilhéus, Cícero Dantas, Jequié, Vitória da Conquista, Barreiras, Amargosa, Guanambi e Cruz das Almas.