Em seu programa semanal de rádio “Conversa com o Governador”, Jaques Wagner pontua as ações de sua gestão para combater a dengue no estado. Segundo ele, desde 2007 o governo faz campanhas para conscientizar a população sobre a importância de não se deixar água parada em casa. “Não há vacina contra a dengue, e a melhor forma de combatê-la é não deixar água empoçada e evitar acúmulo de lixo”, ressalta o governador. Novos empreendimentos para gerar emprego e renda, e a visita do presidente Lula também são abordados na edição desta terça-feira(24).

Wagner responde à pergunta do ouvinte Cid Vinícius Almeida Câmara e afirma que para o combate ao mosquito Aedes aegypti, o Governo do Estado tem realizado diversas ações, como a entrega de 162 veículos para as diretorias regionais de saúde em toda Bahia.

Também são apontadas outras ações, como a presença de 42 médicos e auxiliares de enfermagem das Forças Armadas brasileiras que auxiliam no atendimento aos pacientes com sintomas da dengue, além da implantação de 70 leitos de hidratação em Itabuna – onde ocorreu o maior número de casos da doença -, criação de uma unidade de hidratação no Hospital Roberto Santos e integração de 10 médicos venezuelanos, resultado da parceria com o presidente Hugo Chávez. “Estes médicos combateram um surto de dengue em seu país e também na Bolívia”.

O governador comenta também a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Salvador. Lula faz um balanço da política territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário e inaugura a Feira de Desenvolvimento Regional. Wagner lembra que a escolha do presidente de fazer dois eventos importantes para o Brasil na Bahia é um motivo de orgulho, o que demonstra o quanto as ações estaduais estão afinadas com as políticas do governo federal “para melhorar a vida daqueles que vivem da renda da agricultura familiar, garantindo cidadania”.

Sobre as iniciativas para garantir geração de emprego e renda, o governador relembra a recente inauguração, no último sábado, de um empreendimento de R$ 12 milhões: o Frigorífico de Alagoinhas. A instalação na cidade, cria cerca de 350 postos diretos de trabalho e garante o abate seguro de animais – dentro dos padrões exigidos pela Vigilância Sanitária. Assim como aconteceu com a inauguração de uma nova fábrica no Pólo petroquímico de Camaçari, há 15 dias, Wagner comemora que está “abrindo novos postos de trabalho e mostrando que a Bahia não para, para poder enfrentar e superar a crise”.

O programa é produzido pela Assessoria Geral de Comunicação do Governo da Bahia (Agecom) e pode ser baixado ou ouvido com qualidade MP3, na página www.comunicacao.ba.gov.b/conversa e no telefone gratuito 0800-071-7328, além de ser reproduzido pela Educadora Fm e outras emissoras de rádio da capital e do interior.