A Biblioteca Juracy Magalhães Júnior, no Rio Vermelho, promove, nesta quinta-feira (26), às 15h, a Oficina de Poesia, coordenada pelo Grupo CriaPoesia do Centro de Referência Integral para o Adolescente (Cria), formado por jovens de 24 comunidades de Salvador. Na ocasião, haverá a apresentação do recital poético "Ver-a-cidade com tradições?", seguido de debate com os participantes sobre a importância da arte literária.

O espetáculo compõe o repertório artístico do Cria e retrata, por meio da poesia, as diferentes realidades vivenciadas por estes jovens nas suas comunidades. A intenção é desenvolver o senso crítico e, assim, despertar um olhar mais aguçado da cidade em que vivem.

"Ver-a-cidade com tradições?" conta com a direção de Gutemberg Santana e James Martins, figurino de Cássio Caiazzo e do próprio CriaPoesia.

Com entrada franca, a Oficina de Poesia celebra também o 14 de março, Dia Nacional da Poesia, criado para homenagear Castro Alves, um dos mais destacados poetas da Terceira Geração da Poesia Romântica Brasileira.

O grupo coordena um repertório de recitais interativos, além de oficinas de criação poética com as comunidades de Salvador, aproximando a literatura do cotidiano e estimulando a expressão artística popular. O trabalho visa ainda estimular a leitura, a escrita e a reflexão. Os recitais abordam as diferentes formas de expressão do povo brasileiro. Neles, são recitados poemas de autores nacionais, clássicos e contemporâneos, e de autoria dos próprios jovens, intercalados com muita música e dança.