Para celebrar o Dia Internacional do Teatro e do Circo (27), a Fundação Pedro Calmon/Secult promove durante todo o mês, nas Bibliotecas, uma programação especial, com diversos espetáculos, exposições, oficinas e palestras gratuitas. As comemorações contarão também com uma novidade: a Biblioteca Pública do Estado (BPEB/Barris) abrirá em dois domingos deste mês, dias 8 e 15, para a apresentação da Aula Espetáculo – “Cirandas e Rodas: cantar, dançar e tocar”, com as atrizes e artes-educadoras Maria de Souza e Diana Ramos, das 10 às 12h.

Também serão apresentados os espetáculos: Leitura Dramática – “Grupo de Teatro Refletor”, nos dias 23 e 25, às 17h; Os Prequetés, nos dias 24 e 27, às 15h; e “Noz Cego”, grupo de teatro formado por portadores de necessidades especiais, no dia 26, às 15h. O público também poderá conferir a exposição “Teatro Baiano em Cartaz” – 40 anos de montagens baianas em fotografias, cartazes e depoimentos, que será realizada em parceria com a Fundação Cultural do Estado (Funceb), com abertura dia 9 (segunda-feira), às 19h.

Mais Atrações

No bairro Costa Azul, a Biblioteca Pública Thales de Azevedo será palco para a peça “O Drama de Ubaldino”, dia 5, às 10h e dia 6, às 16h. Para completar a programação, no dia 18, às 15h, será oferecida uma oficina de confecção de máscara para teatro.

Na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (Nazaré), as apresentações começam no dia 6, às 15h, com o grupo de Teatro Cabriola, e no dia 13, será a vez da Companhia de Arte e Cultura, também às 15h.

Já a Biblioteca Anísio Teixeira (Ladeira de São Bento) traz o Grupo Palhaços para Sempre, nos dias 18 e 25, sempre às 14h.

A Biblioteca Juracy Magalhães Jr. – Rio Vermelho apresenta no dia 26, às 15h, Dramatização de Poesia, com o Grupo Criar Poesia do Centro de Referência Integral para o Adolescente (CRIA). Também realizará, no dia 24, às 15h, uma oficina de teatro de bonecos.

Itinerante – O Projeto Dominho levará para as praças de Salvador o grupo teatral “É Companhia de Invenções Artísticas”, nos dias 8 (Dique do Tororó); 15 (Lagoa do Abaeté / Itapuã); 22 (Parque da Cidade) e 29, no Dique do Tororó, a partir das 10h30.

Em Itaparica, a Biblioteca Juracy Magalhães Jr. apresentará o Monólogo sobre Patativa do Assaré, com Juliana Lima, no dia 5, às 10h30, comemorando o seu centenário de nascimento. Nos dias 24 e 26, será a vez da peça “Contos baianos”, com a Oficina de Arte de Itaparica, às 15h. Durante todo o mês, estará aberta para visitação a Exposição “Aplauso” – Obras sobre teatro.

O público da cidade de Lençóis – Chapada Diamantina – também será beneficiado com as comemorações do Dia do Teatro e do Circo. No dia 27, às 20h, a Casa Afrânio Peixoto apresenta a peça Leitura Dramática – “Guerra aos homens”. De 2 a 31 também será possível visitar a exposição “Viva os atores brasileiros”.