O filme de longa-metragem de Tuna Espinheira Cascalho é a atração da Sala Walter da Silveira, a partir desta terça (31) até a próxima quinta-feira (02/04), em duas sessões diárias às 17h30 e 20h, exceto no dia 1º de abril em que a sessão noturna das 20h é reservada à programação do tradicional projeto Quartas Baianas, que nesta edição traz à tela do cine cult dos Barris o documentário longa Memórias do Recôncavo: Besouro e outros Capoeiras, de Pedro Abib.

Sala Walter da Silveira – Programação de 31 de março a 2 de abril de 2009

Cascalho (Brasil, 2008)
Às 17h30 e 20h (Exceto dia 1º/04, em que a sessão das 20h é reservada ao tradicional projeto Quartas Baianas)
Direção: Tuna Espinheira
Duração: 104 min
Elenco: Othon Bastos, Maria Rosa Espinheira, Harildo Deda, Jorge Coutinho e Irving São Paulo.
Sinopse – Homens rudes, analfabetos, movidos pela ambição, pelo espírito de aventura, pelos sonhos febris e por uma loquaz ingenuidade. Com muitíssimo esforço e alguma sorte, amealhavam pequenas fortunas que rapidamente dilapidavam em prazeres fugazes e gastos generosamente descontrolados. Filmado nas mais belas paisagens e sítios históricos da Chapada Diamantina.
Ingresso: R$ 4,00 (de segunda a quarta-feira) e R$6,00 (de quinta a domingo). Estudantes e maiores de 60 anos pagam meia-entrada.

Memórias do Recôncavo: Besouro e outros Capoeiras
Dia 1º/04, às 20h – Quartas Baianas
Documentário. 60 minutos. 2008. Censura Livre
Roteiro, direção e produção. Pedro Abib.
Sinopse – Aborda a capoeira e suas histórias num dos prováveis locais de seu surgimento no Brasil: o Recôncavo Baiano. Busca-se reconstruir a memória sobre fatos e personagens envolvidos com essa importante manifestação da cultura afro-brasileira, a partir de depoimentos de antigos capoeiras moradores da região e também de estudiosos e pesquisadores, trazendo ainda um rico acervo de imagens de arquivo. O filme também busca reconstruir a história de um famoso personagem da região e um ícone da capoeira: o lendário Besouro Mangangá.