Um cortejo cênico, com saída do Campo Grande, às 16h, e destino ao Largo Pedro Arcanjo, no Pelourinho, nesta sexta-feira (27), vai comemorar o Dia Mundial do Teatro e Dia Nacional do Circo. A iniciativa é da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e a concentração dos artistas está marcada para as 14h, no Campo Grande.

Uma parada está programada para acontecer em frente à Fundação Gregório de Mattos, na Rua Chile, onde será apresentada uma pauta de reivindicações de políticas públicas para o Teatro e Circo, inclusive, a imediata instalação do Conselho Municipal de Cultura. Outra parada será feita, também, na Câmara dos Vereadores, onde os artistas entregarão uma minuta da proposta de lei para o fomento ao Teatro em Salvador. Ainda na Praça Municipal será realizada uma roda de Teatro de Rua, com a participação da Caravana de Téspis, Grupo Primeiro de Maio, Grupo Anexus, Cia Cirandarte, Cia Gente da Bahia e Grupo de Teatro Popular Filhos da Rua.

A última parada do cortejo será na Fundação Cultural, na Rua Gregório de Mattos, Pelourinho, onde os artistas reivindicarão a imediata instalação do Grupo de Trabalho para a regulamentação de uma lei que prevê a criação da Casa de Teatro de Rua da Bahia. O cortejo encerra o seu trajeto no Largo Pedro Arcanjo, onde acontece show da cantora Simone Sampaio.

Mais informações sobre as atividades do Dia Mundial do Teatro e Dia Nacional do Circo, em Salvador e interior do estado, podem ser obtidas pelos telefones 71 3116 6781/ 6783 ou no siste www.funceb.ba.gov.br .

Atividades no interior

Alagoinhas – “Shire Oba – A Festa do Rei”. A montagem, na sala principal do Centro de Cultura de Alagoinhas, destaca a história e a cultura da afro-baianidade que ainda resiste na cidade, através do teatro, dança, música e artes plásticas.

Ipirá – I Festival Faces do Sertão. Mostra regional com espetáculos de rua e de palco, e outros eventos, que propõem integrar artistas e público de teatro da região, no Centro de Cultura de Ipirá, até este domingo (29).

Juazeiro – I Encontro de Teatro do Sertão do São Francisco. Cerca de 150 atores, diretores e técnicos estarão reunidos para realização de mostras, palestras, debates, oficinas de direção e outras atividades, no Centro Cultural João Gilberto, até este domingo (29), das 8 às 22h.

Vitória da Conquista – “A Lógica do Eco”. Montagem que conta a história de Bia, uma menina que, ao chegar à cidade grande, descobre a poluição. Tentando resolver o impasse, ela encontra seres mágicos que a ajudam a derrotar o Bruxo do Lixo. Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, às 10 e 15h (escolas públicas) e às 18h (convidados).

Valença – “Sarau a Poesia no Teatro”. O projeto Ocupação Cultural dedica seu evento à presença da poesia no teatro, com cordéis e textos clássicos ou contemporâneos. Centro de Cultura Olívia Barradas, às 18h.

“A Mulher que comeu caranguejo e ficou grávida”. O Grupo de Teatro Vivacena apresenta a peça que foca a preservação do manguezal. Teatro do Centro de Cultura Olívia Barradas, às 20h.

Lauro de Freitas – “Baú – O Processo”. As diversas definições de amor, em diferentes civilizações e culturas, de maneira divertida. Cine-Teatro Lauro de Freitas, até este domingo (29), às 18h. Oficinas no Centro de Cultura: Oficina de Teatro para Adolescentes com Roberto Sheyps. Expressão Corporal, Maquiagem Artística e Interpretação para Improviso e outras técnicas, 14 às 17h; projeto Contando Histórias com Alegria, com Tonny Ferreira – sensibilização das pessoas da chamada terceira idade para descobrir a importância de contar histórias, 14 às 17h; Oficina de Canto com Rick Vieira, técnicas voltadas para o canto, 14 às 17h.

Outras atividades na capital

Cine Teatro Solar Boa Vista – Cortejo Artístico. Um desfile pelas ruas do Engenho Velho de Brotas, com manifestações artísticas de diversas vertentes, a partir das 17h.

Espaço Xisto Bahia – “Atire a Primeira Pedra”. Tragicomédia baseada em “A Vida Como Ela É…”, de Nelson Rodrigues. Mulheres explodem seus desejos reprimidos e pagam por isto o melhor e o pior preço. Às 20h. Sessão gratuita no dia 6, às 15h.