Dentro das comemorações do Mês do Teatro e do Circo, o diretor Inglês Dan Baron ministra uma oficina de teatro para 70 policiais de Salvador, integrantes do Grupo de Teatro e do Núcleo de Artes da Polícia Militar.

O resultado final da oficina será apresentado sexta-feira (27), na Praça da Piedade. A direção do espetáculo em Salvador terá a coordenação artística de Manoela Souza, presidente da Associação Brasileira de Arteducadores (Abra) e Ailton Gobira, professor de teatro. A atividade faz parte da programação apoiada pela Secretaria de Cultura, por meio da Fundação Cultural do Estado da Bahia, que envolve 1.500 artistas em 53 cidades baianas.

Dan Baron é presidente da Associação Internacional de Teatro, Drama e Educação (IDEA) e coordenador da Aliança Mundial pela Arte-educação. Autor de vários livros publicados na área do teatro aplicado e da pedagogia cultural, Baron já dirigiu várias oficinas de formação artístico-pedagógica em Teatro Aplicado e Transformance na Europa, África, Ásia e América Latina.

Baron conduz atividades que tem como horizonte a reflexão sobre novos paradigmas para a arte-educação, por meio de novas formas pedagógicas, com a utilização de linguagens artísticas formais e não-formais. Tendo como proposta o trabalho de arte-educação como instrumento de transformação social, buscando pontos de união entre as dimensões culturais e políticas, o diretor inglês suscita discussões a respeito das relações entre política, cultura, arte, educação e transformação social e sobre quais os maiores desafios sentidos pelos arte-educadores no desenvolvimento de suas práticas.