No mês de março, a Galeria Cañizares (Canela) recebe exposição fotográfica que tem como base a Estação da Lapa, principal terminal de transportes coletivos de Salvador. Inserida no cotidiano de milhares de sujeitos urbanos, todos os dias a Lapa é preenchida pela rotina de cada transeunte, ambulante, trabalhador do terminal, mendigo ou faces estampadas em cartazes de desaparecidos. As imagens resultantes deste trabalho mostram as entranhas de um lugar onde se vive, essencialmente, de passagem.

Este ensaio documental é a exibição dessa rotina, revelando canteiros de obras, escombros do que virá a ser, guardando os mistérios dos novos trânsitos, das novas formas, de como a cidade regerá futuras coreografias urbanas. A luz artificial predomina sob a iluminação natural do ambiente, a luz do dia é um elemento infiltrado, superposto.

Patrocinada pelo Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA), essa é a primeira exposição individual do jovem fotógrafo Jônathas Araujo e integra o projeto Estruturas Urbanas, pesquisa iniciada em 2007 e que pretende retratar diversos espaços emblemáticos de Salvador, reconhecendo a relação sujeito/espaço urbano. A curadoria é do fotógrafo e professor José Carlos Mamede.

A exposição fica aberta à visitação pública no período de 4/03 a 01/04, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Serão realizadas ainda duas visitas guiadas pelo fotógrafo nos dias 17 e 24/03, às 14h.