A abertura da temporada 2009 da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), com o Concerto Especial, nesta quinta-feira (5), às 20h, na sala principal do Teatro Castro Alves, marca o início de uma intensa programação de apresentações, com a presença de maestros e solistas convidados, além da continuidade de projetos bem-sucedidos como as “Palestras Concertantes”, “Concertos Didáticos”, “Mozart nas Igrejas”, “Série Nossos Músicos”, e a “Osba Itinerante – Novas Gerações”, levando a musica sinfônica para outros municípios do estado.

“O público baiano terá, em 2009, eventos musicais cuja qualidade e quantidade são encontradas somente em grandes capitais culturais”, anuncia o gestor artístico da Osba, Ricardo Castro. A orquestra, fundada em 1982, é mantida pela Secretaria de Cultura, por intermédio da Fundação Cultural e TCA, e conta no seu quadro atual com 72 músicos.

Entre outros convidados, a Osba traz, pela primeira vez, a violinista Miriam Fried, os pianistas Frank Braley e Eric Le Sage, o regente e clarinetista Paul Meyer, além do violoncelista Antônio Meneses e dos regentes Christopher Warren-Green e Ira Levin que virão, mais uma vez, prestigiar a orquestra. “Contamos com seu apoio e presença nas quase 50 apresentações públicas previstas para este ano, compondo a maior e mais rica temporada desde a criação da orquestra”, conclama Castro.

O Concerto Especial de abertura da temporada, sob a regência do maestro colombiano Alejandro Posada, dá início à série em homenagem aos 50 anos da morte do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos, apresentando uma de suas obras mais representativas, a Bachianas n° 2.

Arthur Moreira Lima

Já com ênfase no Ano da França no Brasil, mas também lembrando as comemorações dos 200 anos de nascimento do alemão Felix Mendelssohn e de morte do austríaco Joseph Haydn, dos 70 anos de nascimento do pernambucano Marlos Nobre e do baiano Lindembergue Cardoso, a temporada apresentará várias obras inéditas ou raras para o público baiano. Em destaque, o Concerto de Páscoa, no dia 12 de abril, com a versão em português da obra As Sete Últimas Palavras de Nosso Salvador na Cruz, de Joseph Haydn; os dois concertos para piano e a Suíte n° 2 de Daphnis et Chloé de Maurice Ravel; as Quatro Ultimas Canções, de Richard Strauss, e o Balé Petrushka , de Igor Stravinsky.

“Entre os solistas e regentes convidados teremos a honra de receber no dia 30 de Abril o pianista Arthur Moreira Lima iniciando uma nova série mensal de concertos da Osba, sempre às quintas-feiras, dentro da Série TCA”, destaca o gestor.

Nas demais semanas do mês, a Osba continuará apresentando uma temporada com grandes músicos nacionais e internacionais no palco do TCA. Sempre às quartas-feiras, na série “Nossos Músicos”, serão apresentadas obras relevantes do repertório nacional ou a participação de músicos nacionais e latino-americanos. “Abriremos este ano o repertório para a música da época de Mozart, inclusive nacional, na aplaudida e gratuita série Mozart nas Igrejas”, adianta Castro

Parque da Cidade

Uma novidade serão os concertos gratuitos aos domingos de manhã, na nova série “Domingo no Parque”, e na série “Osba Itinerante – Novas Gerações”, levando a musica sinfônica para o interior da Bahia e proporcionando aos jovens músicos e aos músicos da sinfônica a ocasião de atuar como solistas.

Terão continuidade os “Concertos Didáticos”, preparados especialmente para o público infanto-juvenil, e as “Palestras Concertantes”, que serão realizadas em parceria com a Escola de Musica da Universidade Federal da Bahia e gravadas pela TVE para difusão em todo o estado.