Novas luminárias adquiridas pelo Governo da Bahia estão sendo instaladas nas principais ruas de acesso ao Centro Histórico de Salvador. Ainda em abril, as ruas das Laranjeiras, Gregório de Matos, João de Deus e Inácio Acioly, entre outras, terão todos os seus lampiões e luminárias substituídos por luminárias com referência internacional de padrão de iluminação, eficiência energética e durabilidade, oferecendo mais conforto e segurança aos moradores e frequentadores do Centro Histórico. A reforma prevê investimentos da ordem R$ 1,2 milhão.

A requalificação da iluminação pública do Centro Histórico integra as ações prioritárias elencadas pelo Plano de Reabilitação do Centro Antigo de Salvador, elaborado pelo Escritório de Referência do Centro Antigo (ER-CAS) e Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia (Ipac).

A reforma é resultado de uma parceria entre a iniciativa privada, por meio da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), e a Secretaria de Cultura (Secult), contando também com a participação da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do Fórum Municipal para o Desenvolvimento Sustentável do Centro da Cidade.

O Escritório de Referência do Centro Antigo é uma unidade gerencial da Secretaria de Cultura criada em 2007, que vem reunindo representantes de instituições federais, secretarias do Governo do Estado, da prefeitura de Salvador, da sociedade civil e de organismos internacionais, buscando atuar de forma conjunta no território em questão.

A formulação do Plano de Reabilitação do Centro Antigo de Salvador conta com consultoria da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e está sendo realizada por meio de convênio com o Ministério das Cidades, em conformidade com a Política Nacional de Reabilitação de Áreas Urbanas Centrais.