Com a linha de atuação prioritariamente voltada para o combate à pobreza rural e às desigualdades regionais, o governo estadual, por intermédio do Programa de Combate à Pobreza Rural (PCPR)/Produzir, considerado modelo de referência para outros países do mundo, está acelerando significativamente, este ano, as ações em todo o interior baiano.

Somente com o programa, a Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à secretaria, está prevendo investimentos da ordem de R$ 94,8 milhões em convênios, com atendimento a 76.082 famílias.

No total, 407 municípios estão sendo diretamente beneficiados com obras de impacto na melhoria da qualidade de vida da população rural, a exemplo da implantação de sanitários residenciais, sistemas de abastecimento de água, pontes, cisternas, tanques de resfriamento de leite, recuperação de barragens e a construção de módulos de feira.

Estão também sendo executados projetos importantes para o desenvolvimento de atividades produtivas como a implantação de unidades de beneficiamento de cana, fábrica de fécula e farinha de mandioca, mecanização agrícola, beneficiamento de leite, casas de farinha, artesanato comunitário, aquisição de equipamentos para fábricas de polpas de frutas, implementos agrícolas, além da perfuração de poços tubulares e melhorias habitacionais, entre outros.

As intervenções serão comemoradas principalmente em municípios do semi-árido baiano como Itapicuru, Banzaê, Quijingue, Bom Jesus da Serra, Aracatu, Heliópolis e Boa Nova, onde estão os mais baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado.

Em Itapicuru, serão contempladas as comunidades de Lagoa do Soares, Retiro, Peba, Água Fria, Catu Grande, Sambaiba, Periperi, Muniz, Mariana, Murici, Várzea dos Potes, Mariana I, Rainha dos Anjos e Capoeira.

As benfeitorias chegarão a 893 famílias, com projetos envolvendo a aquisição de equipamentos para o desenvolvimento e implantação de artesanato comunitário, casas de farinha, implementos agrícolas, implantação de melhorias habitacionais, ponte de concreto e uma unidade de beneficiamento. Serão investidos no município aproximadamente R$ 936,7 mil.

Já no município de Banzaê 13, comunidades terão implantados projetos como o artesanato comunitário, onde a população poderá trabalhar com equipamentos novos e específicos para a produção de artigos que incrementarão a renda local.
Serão implantadas e ampliadas ainda casas de farinha, diversos cultivos próprios da região, uma fábrica de polpa de frutas, além de perfurado um poço tubular, sanitários residenciais e um tanque de resfriamento de leite. No total, serão atendidas 902 famílias.

Em Quijingue, 384 famílias ganharão cisternas domiciliares para melhoria da oferta de água, sanitários residenciais, uma unidade de beneficiamento de mel, além da implantação de melhorias habitacionais.

Resgate

O governo estadual, por meio da Sedir e da CAR, investirá, com estas intervenções, aproximadamente R$ 1 milhão, garantindo o desenvolvimento regional e a melhoria da qualidade de vida da população rural.

O município de Bom Jesus da Serra também está entre os beneficiados com a construção de barragem, implantação de cisternas, melhorias sanitárias, habitacionais e a implantação de um módulo para feira e de um sistema de abastecimento de água.

Entre as comunidades atendidas estão Queimadas, Lagoa do Aniceto, Lagoa da Serra, Bonfim do Amianto, sede de Bom Jesus da Serra e Jararaca- Dourado. As obras vão elevar a qualidade de vida de 334 famílias, com investimentos da ordem de R$ 808 mil.

O trabalho desenvolvido pela Sedir, por meio da CAR, contribui para o fortalecimento das associações comunitárias rurais, resgatando o papel destas organizações enquanto agentes gestores e participativos, incentivando a formação do capital social e o fomento à cidadania.

Além do Programa Produzir, a Sedir e a CAR vêm atuando com programas importantes direcionados ao desenvolvimento rural como o Crédito Fundiário e o Projeto Gente de Valor. Este ano, as ações do governo também se concentrarão fortemente no Programa Terra de Valor, coordenado pela Sedir. O programa em sua 1a Etapa, denominada Etapa Nordeste, já atende 51 municípios do nordeste da Bahia.