Representantes da Comissão do Compromisso de Gestão da Qualidade da Educação se reuniram com dirigentes das unidades escolares da Diretoria Regional de Educação (Direc 9) de Teixeira de Freitas, nesta quarta-feira (18), durante a Caravana da Educação, para debater a realização dos planos de gestão e esclarecer dúvidas sobre aspectos específicos do compromisso. Foi ressaltado que os dirigentes, junto com a comunidade escolar, devem considerar quatro dimensões para a construção dos planos: o político, o administrativo, o pedagógico e o relacional.

A vice-coordenadora da comissão, Valuza Saraiva, destacou ainda que a mudança na educação não se deve dar apenas do ponto de vista tecnológico. “A mudança tem que ser também metodológica, devem-se construir ambientes de aprendizagem que despertem o interesse dos estudantes”, comentou. Além do foco na aprendizagem, ela salienta que são fundamentais para este fim a democratização da gestão e a integração da escola à sua comunidade.

Segundo o diretor da Escola Polivalente de Caravelas, Luiz Leonardo Ferreira, não existe uma cultura que favoreça a descentralização da gestão nas escolas. “Pais, alunos e professores não conseguem ainda perceber qual o seu papel, muito embora ações para resolver esses problemas sejam realizadas”, disse. Ele ainda comenta que as demandas aumentam e que acabam recaindo quase exclusivamente sobre a gestão.

O professor Salvador Trevizan, coordenador da comissão, ressaltou a importância da participação dos professores. “As coisas podem não acontecer se os professores não vestirem a camisa para realizar os planos de curso, planos de aula e avaliação dos alunos”, afirmou.