O sucesso da educação na Bahia depende da colaboração entre o Estado e os municípios, agindo de forma integrada, em conjunto. Esse foi o grande recado dado pelo secretário da Educação, Adeum Sauer, aos prefeitos cujos municípios compõem a área jurisdicional da Diretoria Regional de Educação (Direc) 8, em Eunápolis. “Não vamos melhorar a educação no estado se não melhorarmos a educação no município”, resumiu o secretário, para quem os estados, os municípios e a União precisam agir como entes autônomos e que se respeitem.

O encontro com os prefeitos fez parte da programação da manhã desta sexta-feira (20), no primeiro dia da Caravana da Educação, no município, no Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães. A ação prossegue até sábado (21).

O secretário também afirmou que pretende ampliar a verba repassada aos municípios para atender à necessidade de transporte dos alunos do interior. Atualmente, transfere-se R$ 1 diário para as cidades que têm área de até 1000 km², por aluno. A intenção é aumentar o valor per capta para R$ 1,80. Já para as cidades que possuem territórios com mais de 4001 km², a intenção é ampliar o valor per capta dos atuais R$ 1,40 para R$ 2,20. Adeum Sauer disse que esses cálculos valerão para todos os municípios. “Não teremos mais conversa de quem é amigo ou inimigo, todos têm seus direitos, e o transporte é um direito de todos”, enfatizou.

Foi lembrado que, ao longo da atual administração, o valor orçado para o transporte escolar saltou de R$ 7 milhões para R$ 40 milhões. “Mas sabemos que esse valor ainda é pouco, considerada a demanda”, complementou. Ainda foi lembrado, durante a palestra na qual Sauer apresentou todos os projetos da Secretaria Estadual da Educação (SEC), a importância dos municípios para que o programa Todos pela Alfabetização (Topa) obtenha êxito. Já foram matriculados 359 mil pessoas na etapa de 2009 do programa e a intenção é superar a marca de 600 mil matrículas.

O prefeito de Porto Seguro entende que apenas em colaboração será possível fazer um melhor diagnóstico da real situação da educação na Bahia. “Com a união dos técnicos da secretaria e das prefeituras poderemos encontrar alternativas para que tenhamos uma melhor educação”, considerou. Já a vice-prefeita de Eunápolis, Maria Menezes Viana, entende que o bom relacionamento com o Estado é base para o sucesso dos projetos educacionais. “É preciso que entendamos que a educação é um instrumento que temos para transformar a sociedade e as pessoas. E o professor, aquele que faz a educação, é gente poderosa, pois ele tem nas mãos o instrumento dessa transformação.

Homenagem

Os índios pataxó tiveram também um encontro com o secretário Adeum Sauer e apresentaram suas demandas. Antes, entretanto, fizeram o ritual do Toré, como ato de boas vindas a Adeum Sauer no município de Eunápolis, e também o homenagearam com a colocação de um cocá, que foi utilizado por Adeum durante toda manhã, inclusive durante a reunião com os prefeitos. “Eles disseram que apenas posso tirá-lo quando deixar o recinto”, explicou o secretário. A comunidade pataxó pede que tenham acesso ao ensino médio, em vista da quantidade de indígenas que estão em idade escolar na região: cerca de 750 pataxós.