Publicada às 10:50

Atualizada às 12:45

Além de rever os colegas, os mais de 1,2 milhão de alunos da rede estadual que voltaram nesta segunda-feira (2) às salas de aula ganharam mais um incentivo para os estudos. As 18 mil salas de aula das 1.681 escolas da rede estadual, salas de professores e bibliotecas, estão equipadas com a tecnologia da TV Pen Drive, monitores de TV com entradas para Pen Drive e Cartão de Memória, que vai permitir que os professores possam utilizar recursos de áudio e vídeo nas aulas.

Segundo o secretário da Educação, Adeum Sauer, R$ 22,5 milhões foram investidos em reforma ou pequenos reparos nas escolas e outros R$ 38 milhões na aquisição de 22 mil monitores educacionais da TV Pen Drive.

Durante o evento para marcar o início do ano letivo, no Colégio Estadual Almirante Barroso, nesta segunda-feira pela manhã, em Paripe, o secretário apresentou a nova tecnologia que os professores vão utilizar no processo pedagógico.

Outra novidade destacada no evento foi a implementação do Compromisso de Gestão da Qualidade da Educação. A meta é alcançar resultados de qualidade da educação e o cumprimento das ações será formalizado mediante assinatura de termo de compromisso entre os representantes da secretaria, das diretorias regionais (Direcs) e das escolas.

“Estamos investindo em novas tecnologias para facilitar o trabalho do professor e tornar a aula mais atraente para o aluno”, afirmou Sauer.

TV Pen Drive

Além da instalação de um monitor em cada sala de aula, os professores da rede estadual receberão um Pen Drive para preparar suas aulas. Para que possam explorar todas as potencialidades da nova tecnologia, eles serão capacitados para manuseá-la.

De acordo com informações da Secretaria da Educação, o novo equipamento de apoio à atividade pedagógica veio do Paraná, estado que no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) conseguiu o primeiro, o segundo e o terceiro lugares nas séries iniciais, no ensino fundamental e no ensino médio, respectivamente.

Para Sabrina Silva, 13 anos, aluna da 8ª série do ensino fundamental do Colégio Almirante Barroso, a volta às aulas é uma oportunidade de rever os amigos e de iniciar um novo ano de desafios. “Ficar de férias é muito bom, mas temos que ter consciência de que precisamos estudar para termos uma profissão. Sem estudo sei que terei muito mais dificuldade em arranjar trabalho”, disse.