Formar professores para a implantação da Lei 11.465/08, que torna obrigatório o ensino da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira no ensino fundamental e médio. Este é o principal objetivo do curso de extensão África e Africanidades na Escola, que aborda o tema Educação das relações étnico-raciais, ensino de história e cultura africana e afro-brasileira.

O curso, que disponibiliza 200 vagas, vai capacitar professores de escolas municipais e estaduais de 15 municípios da Chapada Diamantina: Jacobina, Caém, Caldeirão Grande, Mirangaba, Miguel Calmon, Quixabeira, Morro do Chapéu, Capim Grosso, Várzea Nova, Várzea do Poço, São José do Jacuípe, Saúde, Serrolândia, Umburanas e Ourolândia.

Promovido pelo campus IV da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Jacobina, com parceria da Secretaria Estadual de Educação (SEC)/Diretoria Regional de Educação (Direc -16), o curso tem inscrições gratuitas até o próximo dia 16, no próprio campus, das 9 às 12 e das 14 às 17h.

Os interessados podem se inscrever, também, em algumas escolas dos municípios envolvidos. A relação das escolas consta no Núcleo de Pesquisa (Nupe) do campus IV. As aulas serão realizadas uma vez por mês, com início no próximo dia 30, e ministradas no Colégio Deocleciano e no campus da Uneb, em Jacobina. Mais informações no site www.uneb.br .