A Campanha da Acessibilidade, que tem por objetivo sensibilizar e mobilizar a sociedade para a eliminação das barreiras que impedem as pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida de participarem efetivamente da vida em sociedade, vai ganhar a adesão do Governo, da Federação Baiana de Futebol, dos times Bahia e Vitória e do ex-jogador de futebol e diretor da Sudesb, Raimundo Nonato, o Bobô. A adesão será antes do jogo Bahia x Vitória, a ser realizado neste domingo (22) às 17h, no Estádio de Pituaçu.

Os jogadores vestirão a camisa da campanha e entrarão acompanhados por 22 crianças, 12 delas com deficiência. O índio Paulo Rosa Titiar Vieira, do Povo Pataxó Hã Hã Hãe, também vai assinar o termo de adesão da campanha da acessibilidade, representando os 14 Povos Indígenas do Estado.

A campanha tem também a proposta de favorecer a conscientização e estimular uma ação pró-ativa em direção à construção de uma sociedade inclusiva e solidária que possibilite igualdade de oportunidades.

Antes do jogo Bahia x Vitória a partida será entre a seleção indígena, formada por jogadores com faixa etária de 17 a 22 anos, contra o juvenil do Bahia, Sub-17. O jogo preliminar servirá para divulgar os Jogos da Tribo, que serão realizados de 17 a 20 de abril, em Coroa Vermelha. 14 etnias disputarão, entre outras, as modalidades arremesso, luta corporal, canoagem, cabo de guerra, arco e flecha. A seleção indígena é formada por representantes das nações Pataxó, Pataxó Hã Hã Hãe e Tubinambá e tem como técnico Adeilton Lenes Bonfim.

Para organizar o jogo foi instalada uma comissão formada pela Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Secretaria da Cultura (Secult), a Fundação Nacional do Índio (Funai) e a Associação Nacional de Ação Indigenista (Anai).