Aproximadamente duas mil pessoas participaram da caminhada, entre a praça do antigo Clube Português, na Pituba, e o Largo das Baianas, em Amaralina, que marcou o encerramento de mais uma etapa do projeto Esporte e Lazer de Todos Nós. Os alunos aproveitaram para mostrar seu desempenho na prática esportiva, com apresentações de capoeira, caratê, jiu jitsu e boxe.

O projeto implantado pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), em parceria com o Centro Social Urbano do Nordeste de Amaralina, possibilitou a prática de esportes em diversas modalidades oferecidas gratuitamente aos moradores do Nordeste, Santa Cruz, Vale das Pedrinhas e Chapada do Rio Vermelho, para crianças, adolescentes, adultos e a terceira idade como forma de integrar, interagir e principalmente incluir socialmente. “O incentivo do Governo do Estado é importantíssimo para o crescimento do projeto. É uma forma de resgatar e melhorar a qualidade de vida de meninos e meninas de todas as idades”, afirmou a professora de ginástica do projeto, Mercês Castro.

Jiu-jitsu, caratê, boxe, voleibol, futebol de campo, capoeira e natação na praia e ginástica geral, são algumas das atividades desenvolvidas. O projeto já atendeu em torno de 10 mil pessoas. As aulas acontecem no bairro, nas quadras das escolas públicas, no Centro Social Urbano (CSU) e na praia de Amaralina.

O projeto também tem favorecido o surgimento de novos talentos. “Conheci o boxe por intermédio do projeto, e, no ano 2007, fui campeão da Taça Bahia e em 2008, da Taça Nordeste”, ressaltou o aluno de boxe Robert Santana.

Outro beneficio do Esporte e Lazer no Nordeste de Amaralina é gerar oportunidade de trabalho. “Depois de três anos freqüentando as aulas, novos caminhos se abriram. Atualmente, além de aluno, desenvolvo atividades remuneradas, pois ministro aulas de capoeira e jiu-jitsu em academias”, salientou Alexandre Pereira.