Cama elástica, dominó gigante, piscina de bolinhas, dentre outros fizeram a alegria da garotada de Maracás, no domingo (8). O Dia do Lazer faz parte do projeto Caravana do Lazer, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Sudesb, e tem como objetivo contribuir com a melhoria da qualidade de vida das pessoas que vivem nos municípios com os mais baixos IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).

“Essa caravana veio colaborar muito com o nosso lazer, pois precisamos desse tipo de projeto, principalmente para quebrar o ociosidade das nossas crianças. Hoje, trouxe minhas duas filhas para brincar e estou satisfeita em ver a satisfação estampada nos rostinhos delas. Nosso povo necessita de dias como este”, ressaltou a dona-de-casa, Luzinete Costa.

A alegria de um domingo diferente foi refletida nos olhares das crianças que transformaram cada brinquedo num mundo novo, de magia e encanto. Brinquedos gigantes como dominó, ludo, dama e corrida maluca, oficinas de criação de pipas e cata-ventos, cama elástica, pista de sabão, piscina de bolinhas, corda elástica, dama e o dominó garantiram a festa da criançada. “É muito bom se divertir dessa forma, poder brincar e dar risada. Queria que todos os dias fossem assim” disse a pequena Michelle Santos, 10 anos, que não desgrudou do pula-pula um só momento.

O projeto que esteve em alguns bairros carentes de Salvador no final de 2008, pela primeira vez foi realizado no interior e trouxe diversão para mais de duas mil crianças de Maracás. Nesta ação, trabalharam mais de 60 profissionais que foram treinados durante o curso de capacitação de agentes de lazer, realizado no início do mês.

“Nunca tinhamos passado por uma experiência similar a esta e estavámos precisando disso. Somos muito carentes de lazer e não pretendemos tornar esse dia único, mas um novo começo. Vamos nos reunir com o prefeito da cidade, diretores de escolas e secretários, para que esse tipo de atividade seja comum durante os domingos” ressaltou o músico Denilson Santos, que trabalha na prefeitura e participou do curso de capacitação de agentes de lazer.

As 67 pessoas que concluiram o curso, preparado pela Sudesb, terão como meta exercer o papel de multiplicadores, trabalhando como agentes de lazer no município. “Com esse projeto procuramos, dentre outras coisas, resgatar o cooperativismo, associativismo, solidariedade, afetividade, e amizade que se perderam no tempo”, diz a coordenadora de eventos da Sudesb, Susi Dócio.