A interiorização dos desportos no estado é um dos objetivos da Sudesb, que vem criando e ampliando diversos campeonatos no interior. Em 2008, a autarquia promoveu seis Copas de Futebol Amador, envolvendo 41 seleções municipais e mais de mil atletas.

Este ano, mais seis novas Copas serão criadas, entre elas, a Copa do Vale do Jiquiriçá, que envolverá dez municípios do Recôncavo Sul da Bahia e será aberta neste domingo (8), na cidade de Maracás, localizada a 367 quilômetros de Salvador.

A primeira partida do campeonato, que promete movimentar a região nos próximos meses, acontecerá após a solenidade de abertura, no Estádio de Maracás, com o jogo Maracás x Irajuba.

Entre os municípios que participam do campeonato estão Planaltino, Maracás, Brejões, Lagedo do Tabocal, Irajuba, Itaquara, Jaguaquara, Ubaíra, Jiquiriçá e Mutuípe.

Todas as equipes competidoras são oriundas do Vale do Jiquiriçá, região banhada pelo Rio Jiquiriçá. Com quase 275 quilômetros de extensão, o rio compõe a maior sub-bacia regional e corresponde ao principal elo entre a cultura e o desenvolvimento econômico da população nativa.

Os dez competidores serão divididos em dois grupos (A e B), compostos por cinco seleções. As equipes de cada grupo se enfrentarão em três fases. Ao final dessas disputas, os dois primeiros colocados do grupo A e B seguirão para a fase semifinal.

O grupo A é composto pelas seleções de Planaltino, Maracás, Brejões, Lagedo do Tabocal e Irajuba. O grupo B é formado pelas seleções de Itaquara, Jaguaquara, Ubaíra, Jiquiriçá e Mutuípe. Todos os jogos serão disputados nos estádios da região.