Pela primeira vez, o Projeto Caravana do Lazer, da Superinbtendência dos Desportos do Estado (Sudesb), chega ao interior levando o curso de Capacitação de Multiplicadores. A cidade beneficiada, desta sexta-feira a domingo (6 e 8), será Maracás, no centro sul da Bahia.

O projeto, que pretende atingir um grande número de cidades baianas, tem como objetivo capacitar o maior número de pessoas para atuar como agentes de lazer nas suas comunidades. “Com a iniciiativa, procuramos, dentre outras coisas, resgatar o cooperativismo, associativismo, solidariedade, afetividade e amizade que se perderam no tempo”, explica a coordenadora de eventos da Sudesb, Susi Dócio.

Mais de 60 aprendizes voluntários estão participando do curso, realizado no Clube 13 de Maio. Uma equipe de eventos da Sudesb prepara os multiplicadores. No domingo, eles realizarão a atividade prática do curso, trabalhando durante as atividades recreativas destinadas às crianças da “cidade das flores”.

“O curso vai ajudar bastante as atividades educativas no múnicipio. Quando terminar terei uma reunião com a direção da escola em que trabalho para fazer o cronograma de acordo com o que apreendemos aqui. Vamos passar esses conhecimentos para os nossos alunos do 3º ano, que fazem um trabalho muito importante de lazer com os idosos de Maracás”, diz a assistente social Carla Rocha.

Os participantes do curso são pessoas vinculadas direta ou indiretamente a entidades ligadas ao esporte e lazer no munícipio como professores de Educação Fisíca, coordenadores de Educação Infantil e Especial, educadores, assistentes sociais e afins.

Entre os temas abordados no curso estão o resgate do lazer, por meio da ludicidade na comunidade, organização de eventos culturais, recreativos de esporte e lazer, organização de competições recreativas de esporte e lazer.

O professor de Educação Fisíca de duas cidades da região, Rosiel Gomes, considera muito importante apreender a trabalhar em grupo e resgatar antigos valores que se perderam na sociedade. “Trabalho em duas escolas de cidades diferentes e pretendo disseminar esse apreendizado para todos os meus alunos”, afirma.

As aulas destinadas às crianças serão ministradas no domingo, na Praça de Maracás, quando os multiplicadores vão colocar em prática o curso e desenvolver atividades de caráter recreativo, com foco na educação e na integração social.

Entre as atividades sócio-educativas que prometem garantir a diversão da garotada estão dominó gigante, ludo gigante, dama gigante, corrida maluca gigante, oficinas de criação de pipas e cata-ventos, cama elástica, pista de sabão, piscina de bolinhas, corda elástica, dama e dominó.

Além dessas atividades, a caravana fará campanha contra a dengue, com a distribuição de cartazes e realização palestras.