O governador Jaques Wagner se reuniu, nesta terça-feira (3), em Brasília, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, para solicitar apoio ao projeto de construção do Porto Sul (off shore), a ser executado a uma distância de três quilometros do litoral, com objetivo de evitar prejuízos ambientais.

O governador informou que uma ponte será construída para ligar o porto ao continente e que não funcionará nenhuma indústria no local. “Temos segurança de que este projeto de construção do Porto Sul tem o apoio da comunidade local, e nossa maior preocupação é justamente evitar danos ambientais à região”, disse o governador.

O ministro Carlos Minc informou que vai estudar o projeto e achou interessante a idéia da construção ser do tipo off shore, como forma de reduzir os impactos ambientais.

Fazenda

Depois de defender a construção do Porto Sul, o governador Jaques Wagner foi ao ministério da Fazenda, acompanhado do secretário Carlos Martins, para tratar do Proconfins, o Programa de Consolidação do Equilíbrio Fiscal para o Desenvolvimento do Estado da Bahia.

O governador foi recebido pelo secretário executivo da Fazenda, Nelson Machado, que se comprometeu a apressar a aprovação do programa, orçado em R$ 723,2 milhões a ser contratado junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento.

O objetivo é assegurar a geração de poupança corrente necessária à viabilização dos investimentos requeridos para o desenvolvimento sócio-econômico e a consolidação do equilíbrio fiscal do Estado.

O programa tem duas vantagens. Para o Estado, a melhora a capacidade de investimento, em um momento em que esta estava comprometida pela concentração dos vencimentos da dívida pública. E para a população baiana, a melhoria da qualidade de vida, decorrente da implantação de programas de investimento, sobretudo na área de infraestrutura.