Um show político-cultural no Alto das Pombas, nesta sexta-feira (13), às 20h, palestras, exposições fotográficas e a segunda edição da Série Diálogos são algumas das muitas atividades que continuam mobilizando centenas de pessoas em torno do Março Mulher em todo o estado. Na programação consta ainda o Encontro de Mulheres Indígenas, nos dias 26 e 27, em Porto Seguro.

Coordenado pela Secretaria de Promoção da Igualdade (Sepromi), em parceria com o Conselho de Defesa dos Direitos da Mulher (CDDM), o projeto celebra conquistas, mas também tem provocado debates sobre as diversas possibilidades de ampliação da presença feminina nos espaços de poder e de tomada de decisão. Tanto assim, que a iniciativa tem como tema central Mulher, Política e Espaços de Poder.

Ainda nesta sexta-feira, às 15h, acontece a sessão especial Direitos e Cidadania da Mulher, na Câmara de Vereadores de Valença. Sábado, a programação do Março Mulher traz os seminários Mulheres Taperoenses Construindo Políticas Públicas, em Taperoá, e Beneficiamento de Produtos da Agricultura Familiar, em Anguera. Tem também o Encontro do Fórum de Mulheres de Lauro de Freitas, às 9h, no Centro Cultural Mãe Mirinha de Portão. Em Marau, de 17 a 21, tem cineclube itinerante.

Série Diálogos

Sendo o mercado midiático um dos mais influentes espaços de poder na sociedade contemporânea, a segunda edição da Série Diálogos está na programação do Março Mulher, com a abordagem do tema Mulher e Mídia na Bahia. O debate reunirá profissionais da comunicação no Teatro do Irdeb, no dia 19, às 14h, com a presença da jornalista Jacira Melo, do Instituto Patrícia Galvão, organização não-governamental paulista que tem por objetivo desenvolver projetos sobre direitos da mulher e meios de comunicação de massa. A mediação ficará por conta do doutor em história e escritor Gustavo Falcón.

Outra ação do Março Mulher é a divulgação do Plano Estadual de Políticas para as Mulheres, documento que referencia a implantação de políticas públicas de promoção da igualdade de gênero pela Sepromi. Estruturado em 11 eixos eleitos na Conferência Estadual das Mulheres, o documento é dividido em capítulos que tratam de temas como Autonomia Econômica e igualdade no mundo do trabalho com inclusão social; Educação inclusiva, não-sexista, não-racista, não-homofóbica e não-lesbofóbica; Saúde das mulheres; Direitos sexuais e direitos reprodutivos; e Enfrentamentos de todas as formas de Violência contra a Mulher.

O Março Mulher tem atividades em diferentes municípios do estado com o objetivo de destacar a contribuição das mulheres nos diversos âmbitos da vida social, estimulando o debate e ações que ampliem a presença feminina nos espaços de poder e de tomada de decisão. A programação completa do Março Mulher encontra-se no portal www.marcomulher.sepromi.ba.gov.br .