A Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Sudic), da Secretaria Estadual da Indústria, Comércio e Mineração, vai beneficiar o Distrito Industrial de Teixeira de Freitas com a implantação de um pólo moveleiro. O pólo abrigará, inicialmente, em uma área com localização privilegiada, cerca de 25 pequenas e médias empresas de móveis e artefatos de madeira, o que vai gerar cerca de 700 empregos diretos.

A área destinada ao pólo tem, aproximadamente, 42,2 mil m² e possuirá toda a infraestrutura adequada para o desenvolvimento da atividade. Já estão sendo construídos pela Sudic três galpões, sendo o primeiro destinado a show room com área de 458,4m²; o segundo para incubadora com seis baias, com área de 901m²; e o terceiro para a instalação das máquinas e equipamentos de uso comum com área de 992,9m². Os investimentos totalizam o valor de R$ 3,4 milhões.

Os governos do Estado e Federal assinaram um convênio no valor de R$ 1.421.244,00 para aquisição das máquinas e equipamentos. Serão adquiridos 93 equipamentos de utilização coletiva, a exemplo de caminhões baú, afiadora universal de ferramentas para madeira, plainas, esteiras de transportes, furadeiras diversas, lixadeira, por meio de licitações.

Além da geração de emprego e renda para a região, a criação do pólo vai contribuir para a redução da poluição (ambiental e sonora), nos bairros onde as empresas estão instaladas atualmente, melhoria no tráfego da cidade, com a retirada de caminhões circulando pelas vias, redução do índice de informalidade e do trabalho infantil. Possibilitará, também, uma redução nos custos de transporte, alimentação e segurança.

A iniciativa empreendedora conta com apoio do Sebrae, Amesul, Suzano Papel e Celulose, Aracruz Celulose, Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Agência Mesovales e Instituto Euvaldo Lodi.