O resultado da assembléia de eleição das entidades civis para compor o Conselho Estadual de Direitos das Pessoas com Deficiência da Bahia (Coede), no biênio 2009-2011, foi divulgado nesta quarta-feira (25) no Diário Oficial. O processo de eleição ocorreu no dia 20 deste mês, na Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) e a posse dos representantes, que serão indicados durante assembléia entre as entidades eleitas no prazo de 10 dias, está prevista para ocorrer em abril.

O Coede é um dos conselhos que faz parte da estrutura da Secretaria da Justiça e tem por finalidade formular políticas e diretrizes e avaliar os programas e ações governamentais voltados para as pessoas com deficiência.

Esta é a primeira vez que é realizado um processo eleitoral com a participação da sociedade civil. O processo eleitoral implementado pelo conselho também teve bastante receptividade entre os representantes das entidades habilitadas. Para o representante da entidade Acesso e Reintegração a Comunicação, Cultura e Arte (Arcca), Ednilson Sacramento, que possui deficiência visual, “esse novo processo eleitoral é um reflexo do momento democrático que o conselho vive e sem sombra de dúvida é um momento positivo na história do Coede”.

O representante do Centro de Surdos da Bahia (Cesba), Joselito Mendes, destacou que esta eleição só fez reforçar a luta pelos direitos das pessoas com deficiência. “Os vencedores precisam continuar se esforçando e lutando pelos nossos interesses e pelos nossos ideais. Apesar de cada associação ter um objetivo diferente, o que importa mesmo é que todos possam lutar juntos pela igualdade”, disse.

O Coede será formado, ao todo, por 15 representantes governamentais e 15 conselheiros representantes da sociedade civil. Das 15 vagas reservadas à sociedade civil, cinco já foram fixadas por lei, são da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Conselho Regional de Engenharia do Estado da Bahia, do Sindicato dos Empregados do Comércio da Cidade do Salvador, da Ação Social Arquidiocesana (ASA) e da Federação do Comércio do Estado da Bahia.