Guerreira, amorosa, determinada, carinhosa, ótima mãe e disposta a amar a família acima de tudo. Foram essas as características ressaltadas pelas mulheres que participaram da homenagem ao Dia Internacional da Mulher na Penitenciária Lemos Brito (PLB), na manhã desta sexta-feira (6).

Mães, mulheres, irmãs e filhas de internos da PLB participaram de várias atividades como palestra, leitura dos poemas escritos pelos internos, sorteio de brindes e café da manhã.

Na abertura do evento, a chefe de gabinete da Secretaria da Justiça, Gleide Gurgel, alertou que a data não serve apenas como símbolo da luta das mulheres, mas também como um momento de reflexão sobre a postura que todas devem que ter em suas vidas.

O evento contou com a palestra da delegada do Conselho Federal dos Direitos Humanos, Kátia França, sobre “O novo papel social da mulher”. A comemoração foi resultado da iniciativa das assistentes sociais que trabalham nas unidades. Elas buscaram parcerias de empresas e das igrejas evangélicas para o fornecimento de brindes como kits de beleza, bonés, mochilas, colares, utensílios domésticos e chapinhas que foram sorteados entre as 80 participantes.

Segundo a coordenadora das assistentes sociais da PLB, Zaira Soares, a comemoração de hoje foi apenas o início de uma série de palestras que elas pretendem promover. Temas como aleitamento materno, saúde da mulher e planejamento familiar devem ser abordados em breve.

Outra parceria foi com o Instituto Baiano de Reabilitação (IBR), – que atua na recuperação de pessoas com deficiência motora, disponibilizando consultas médicas, terapias de reabilitação, exames de análises clínicas e oficina ortopédica – para que mães que tem filhos com deficiência de locomoção possam receber melhor assistência. As pessoas interessadas devem procurar o serviço de Assistência Social da Lemos Brito para obter maiores informações.