Passar por situações que permitem maior identificação com a área de interesse profissional e preparação ao desafio do primeiro emprego. Esta foi a experiência vivida por 66 jovens integrantes do Programa Juventude Cidadã, durante a Semana da Tutoria. Eles acompanharam, durante quatro dias, profissionais de diversas áreas, na etapa de preparação para inserção no mundo do trabalho.

Segundo alguns participantes da Semana da Tutoria, executada pela Fundação Luis Eduardo Magalhães (Flem) a experiência contribuiu de forma positiva na escolha da área pretendida. O aluno Joelson Rainha Conceição disse que apesar de não ter exemplos em casa, gosta da área de saúde. “A prática foi muito boa para mim, pois acabo de completar o ensino médio e pretendo atuar como atendente de farmácia para custear minha faculdade”.

A aluna Tais de Jesus destacou: “aqui no Cartucho 21 passei por todos os setores, aprendi a lidar com os clientes, a trabalhar em equipe e até mesmo a fazer uma recarga”. O seu colega Renan Batista dos Santos salientou que"a timidez às vezes impede de ir adiante. “Mas, vivenciando o dia-a-dia de um profissional, percebemos o quanto é importante nos expressar bem e nos comunicar”.

Os profissionais selecionados para receber os alunos do Juventude Cidadã em seus locais de trabalho, dentre eles a dentista Dérica Márcia Rocha Magnago, considerou a iniciativa do programa como perfeita. “O jovem aprende mais vivenciando de perto o dia-a-dia do profissional. As alunas que acompanhei, mostraram-se bem interessadas, tiraram dúvidas e me ajudaram nas atividades do consultório. O aprendizado foi mútuo”, avalia.

Realizado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o Programa Juventude Cidadã é uma oportunidade inédita para os jovens baianos. “Esta ação executada pela Flem trouxe ganhos bastante positivos para os adolescentes”, disse a coordenadora de Projetos e Programa Especiais da Setre, Rosane Porto.

Foram parceiros nesta ação de qualificação profissional e promoção da cidadania a Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos; Instituto Aliança; Contagem; Royal Equipamentos de Segurança; Deppeal; Cartucho 21; Farmácias Pague Menos; Pousada Villa Santo Antônio; Laboratório Silvany Studart; Fundação Odebrecht; LA Clínica Odontológica; Nova Face; Prioris Clínica Odontológica; CESAL Estética e Reabilitação Oral; Centro Odontológico de Itinga (COI).