O Instituto do Meio Ambiente (IMA) está capacitando o corpo técnico de suas unidades regionais para realizar o atendimento ao público no mesmo padrão da sua Central de Atendimento (ATEND) situada em Salvador. Em breve, o instituto vai implantar centrais nas cidades baianas onde possui unidades, para que os empreendedores não mais precisem vir a Salvador dar entrada em pedidos de licenciamento ambiental. A medida vai agilizar os procedimentos e, principalmente, reduzir custos com o licenciamento. O curso de capacitação foi aberto nesta segunda-feira (23) pela diretora-geral do órgão, Beth Wagner.

Até o dia 3 de março serão treinados os servidores de todas as unidades do IMA, que vão receber orientação específica sobre todos os procedimentos de uma moderna central de atendimento. Serão enfocados temas como a importância de um atendimento qualificado, noções da legislação estadual de meio ambiente, estrutura e funcionamento do órgão ambiental – com módulos sobre cada área de sua atuação -, atendimento a denúncias, solicitações do Ministério Público.

A parte prática do curso terá demonstrações do funcionamento de uma central de atendimento na área ambiental, com simulações sobre pedidos de licenciamento. As equipes terão de atender interessados em implantar empreendimentos, informando e orientando sobre a documentação necessária para o licenciamento, o enquadramento da atividade, o tipo de licença ambiental a ser requerida e quais os procedimentos necessários. Nesta primeira etapa estão sendo capacitados e treinados servidores das unidades de Barreiras, Camaçari, Feira de Santana, Juazeiro e Senhor do Bonfim.