Com a participação de representantes de 53 municípios baianos, localizados na zona costeira, e do Ministério do Meio Ambiente (MMA), foi realizado na terça-feira (24), no auditório da UPB, no Centro Administrativo, o Seminário de Sensibilização e Mobilização do Programa de Gerenciamento Costeiro da Bahia.

Durante todo o dia, foram apresentadas e discutidas diretrizes e metas para o fortalecimento e implementação efetiva do programa na Bahia. Iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), o Programa de Gerenciamento Costeiro visa fortalecer o gerenciamento do Estado e dos municípios na compatibilização de ações de planejamento e gestão – entre as três esferas de poder e a sociedade civil – direcionadas para a zona costeira baiana.

Ao abrir o evento, o secretário estadual do Meio Ambiente, Juliano Matos, lembrou a importância da pauta do encontro. “O que vai ser tratado aqui é muito interessante pois apresenta para os gestores uma agenda que contempla não só a discussão sobre passivos ambientais (áreas degradadas), mas também da importância e do potencial dos ativos ambientais”, disse.

A Bahia é o estado com a maior costa marítima do país. De Jandaíra (Mangue Seco) a Mucuri são quase 1,2 mil quilômetros de orla. Nessa zona costeira, estão localizados 53 dos 417 municípios baianos.

Segundo o superintendente de Políticas para o Desenvolvimento Sustentável da Sema, Eduardo Mattedi, o evento buscou mobilizar e sensibilizar os gestores na discussão, planejamento e gerenciamento das atividades socioeconômicas da zona costeira.

“O gestor precisa ter conhecimento da importância da utilização sustentável da região, através do controle, proteção, preservação e recuperação dos recursos naturais e do ecossistema costeiro”, disse.

No seminário, os representantes das prefeituras receberam um questionário sobre o programa, que deverá ser respondido até o final de abril. Com base nas respostas, serão analisadas as demandas necessárias para implementação das ações.

De acordo com Alberto Lopes, gerente de Qualidade Costeira e Marinha da Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental, órgão do Ministério do Meio Ambiente, a questão ambiental passou a ser prioridade dentro das políticas públicas do governo.

“Estamos aqui tratando do desenvolvimento de mecanismos de participação para a gestão integrada, além da valorização de ações voltadas para o uso sustentável dos recursos naturais e da ocupação dos espaços costeiros”, disse.

No seminário, estiveram presentes ainda a coordenadora-geral de Gestão Patrimonial da Secretaria do Patrimônio da União, Cristiane Guinancio, o superintendente do Ibama, na Bahia, Célio Pinto, o representante da UPB, Antonio Araújo, e o representante da ONG Jogue Limpo, André Papi.