A construção de duas barragens e de 65 sanitários residenciais em Abaré, a 600 quilômetros de Salvador, vão ampliar a oferta de água e melhorar o saneamento básico de várias comunidades rurais. Os convênios para as intervenções, orçadas em R$ 500 mil, foram assinados esta semana pelo secretário de Desenvolvimento e Integração Regional, Edmon Lucas, e o diretor executivo da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Paulo Cezar Lisboa, durante visita à cidade.

Segundo a presidente da Associação dos Moradores da Sede de Abaré, Leiliane da Silva, essas intervenções são de extrema importância para elevar a qualidade de vida dos moradores. “A visita de representantes do Governo do Estado e a assinatura desses convênios contribuem para desenvolver a região e democratizar o relacionamento entre o governo e a sociedade civil”, destacou.

Já no município de Governador Mangabeira, no Recôncavo Baiano, os representantes do governo se reuniram com associações, cooperativas, prefeitos e lideranças da região para abordar questões como a formação de uma cooperativa e o fortalecimento dos pequenos produtores. Eles discutiram ainda problemas relacionados ao fechamento da fábrica cítrica Utiara, no município de São Gonçalo, ocorrido no mês de outubro, e que tem levado trabalhadores a se deslocarem para os municípios de Feira de Santana, Nova Soure ou Salvador em busca do escoamento da produção.

Para o secretário Edmon Lucas, a produtividade na região pode ser aumentada de modo significativo caso haja um acompanhamento técnico desses produtores. “A preocupação do governo é apoiar o pequeno produtor e não deixar que uma região tão rica em frutas cítricas como essa seja degradada. Queremos trabalhar para evitar prejuízos como a diminuição da produção e o aumento do desemprego”, disse.

Ainda com o objetivo de encontrar soluções para a melhoria da produção cítrica na região, representantes dos produtores e das secretarias de Desenvolvimento e Integração, Agricultura (Seagri) e da Indústria e Comércio (SICM) devem se reunir nesta sexta-feira (20), às 15h, na sede da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), no Centro Administrativo