Vários projetos estruturantes da Bahia, dentre eles o da construção da ponte que ligará Salvador à Ilha de Itaparica, foram os assuntos na pauta da reunião ocorrida esta semana, na Secretaria do Planejamento, entre o secretário Walter Pinheiro e um grupo de empresários espanhóis ligados ao setor de infraestrutura e construção civil. O motivo da visita foi conhecer as oportunidades de negócios no Estado. Para isto, foram apresentados projetos como o Porto Sul, Ferrovia Oeste-Leste, BA 030 e Via Expressa, dentre outros.

Para Pinheiro, o interesse dos espanhóis pela Bahia se dá em um momento bastante propício diante do cenário de crise econômica mundial, em que é importante a atração de recursos. “Além do mais investimentos em infraestrutura e logística estão entre as prioridades do Governo do Estado para o desenvolvimento econômico da Bahia”, afirma Pinheiro. Ele lembrou, ainda, que a Bahia possuiu uma defasagem de décadas em grandes investimentos nestes setores. “Quadro este, que vem sendo revertido nos últimos dois anos, com obras como o Sistema Viário 2 de Julho, já concluído, e a Via Expressa Baía de Todos os Santos, com obras previstas para iniciar em breve”, afirma o secretário.

Segundo o diretor geral do grupo, Carlos Izarra de La Cruz, esta é a primeira visita ao Brasil do grupo, que, tem interesse em atuar no Nordeste a partir da Bahia, pela importância econômica do estado e, principalmente, por causa da possibilidade de Salvador sediar a Copa de 2014. A presidente da Associação Brasileira de Apoio aos Municípios (Asbram), entidade atuante na área de desenvolvimento de projetos logísticos e de infraestrutura, Sandra Régis, avaliou esta primeira visita como positiva e, segundo ela, o encontro superou todas as expectativas do grupo.

Copa de 2014

De acordo com Pinheiro, a Copa de 2014 representará um importante marco para o desenvolvimento da cidade de Salvador, pois atrairá investimentos para o desenvolvimento de grandes obras articuladas. Na reunião, o secretário apresentou também o PAC Mobilidade, que contempla um conjunto articulado de obras viárias.

“O projeto não só facilitará as condições de mobilidade durante a Copa de 2014, mas também irá beneficiar a população da Região Metropolitana de Salvador, integrando-a com soluções viárias”, conclui o secretário.