Uma intensa massa de ar quente e seca centrada em parte do Sudeste e Nordeste brasileiro associada aos baixos índices de umidade relativa do ar e às temperaturas elevadas na Bahia aumentam os riscos de ocorrência de focos de queimadas nas regiões Norte, São Francisco, Chapada Diamantina e Sudoeste do estado.

De acordo com a previsão do Centro Estadual de Meteorologia do Instituto de Gestão das Águas e Clima (INGÁ) divulgada nesta quinta-feira (12), no período de 12 (quinta) a 15 (domingo) de março, o céu deverá permanecer claro em grande parte do território baiano.

Em Salvador e região metropolitana, o céu deverá se manter parcialmente nublado a claro. A instabilidade atmosférica e o calor associado aos ventos úmidos que sopram do Oceano Atlântico possibilitam a ocorrência de chuvas fracas e isoladas durante a noite e nas primeiras horas da manhã na capital, no Recôncavo baiano e nas regiões Sul e Nordeste do estado.

Na capital, a umidade relativa do ar deverá oscilar entre 70% e 90% e os termômetros devem registrar temperaturas elevadas, com mínimas variando entre 21 e 23°C e máximas entre 31°C e 33°C.

No Recôncavo, as temperaturas se manterão elevadas, com mínimas variando entre 21ºC e 23°C e as máximas entre 31°C e 33°C. Esta também é a previsão para as regiões Sul e Nordeste da Bahia.

No Oeste baiano, o calor e a umidade vinda da Amazônia deverão manter o céu parcialmente nublado a claro com chuvas fracas e isoladas. Nesta quinta-feira (12), chuvas também foram registradas nas regiões do São Francisco, Nordeste, Recôncavo, Sudoeste e Sul. Nas demais regiões do estado, não houve registro de precipitação.