O céu deverá permanecer nublado a parcialmente nublado em todo o estado neste final de semana, de sexta-feira (27) até domingo. A previsão foi divulgada nesta quinta-feira (26) pelo Centro Estadual de Meteorologia do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá).

As condições do tempo estão sendo influenciadas por uma frente fria que está sobre o estado, associada ao transporte da umidade vinda da Amazônia – fenômeno conhecido como Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).
De acordo com o meteorologista Heráclio Alves, chuvas moderadas e fracas são esperadas nas regiões Oeste, São Francisco, Sudoeste e Sul. Já para as regiões Norte, Nordeste e Chapada Diamantina, está prevista a ocorrência de chuvas fracas neste final de semana.

Na região do Recôncavo baiano, incluindo a cidade de Salvador e Região Metropolitana, a umidade vinda do Oceano Atlântico deverá manter o céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas e isoladas. As temperaturas deverão variar entre 20ºC e 22°C (mínimas) e entre 30°C e 32°C (máximas).

Uma das características do final do verão e início do outono é a grande incidência de radiação solar e, consequentemente, radiação ultravioleta. Na Bahia, o Índice de Radiação Ultravioleta (IUV) previsto para o final de semana deverá ser 12 IUV, categoria Extrema, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), na maior parte das cidades do estado, exceto nos municípios de Formosa do Rio Preto e de Juazeiro, onde os índices previstos são de 13 IUV para os dias 27 e 28 de março, respectivamente. Esta radiação requer cuidados especiais com os olhos e a pele, como o uso permanente de protetor solar, óculos de sol e boné.

Maré

Em todo o litoral baiano, a maré alta deve variar entre 2,1 e 2,6 metros de altura. A altura máxima deve ser iniciada em torno das 5h e das 17h. Já a altura mínima deverá ocorrer em torno das 11h e das 23h, com valores variando entre 0,1 e 0,4 metros. A previsão de ondas indica que elas terão agitação fraca e com altura máxima chegando a dois metros.