O fortalecimento das relações bilaterais entre a Venezuela e o Brasil, através da Bahia, é o principal assunto da agenda do governador Jaques Wagner na missão oficial àquele país. Wagner parte nesta sexta-feira (13)) e será recebido em Caracas pelo embaixador brasileiro, Antônio Simões. A agenda inclui compromissos de cooperação nas áreas da administração pública, turismo e cultura que serão ratificados em maio, em Salvador, com a presença do presidente Hugo Chavez.

Na segunda-feira (16) Wagner se reúne com o ministro do Turismo, Pedro Moréjon Carrillo, para dar seqüência aos entendimentos já iniciados para operação de um voo direto Caracas-Salvador, além de um termo de cooperação técnica e intercâmbio no desenvolvimento do turismo.

Ainda na segunda-feira o governador será recebido pelo presidente Hugo Chavez no Palácio de Miraflores, sua residência oficial. Eles assinarão Cartas de Intenção para programas de cooperação envolvendo as orquestras juvenis, gestão pública e turismo. As Cartas de Intenção serão convertidas em Acordos de Cooperação, em maio, durante a Cúpula Brasil-Venezuela, com as presenças dos presidentes Lula e Chavez. Também em maio, em Salvador, será assinado o Acordo de Irmanamento entre a Bahia e a província de Aragua, cuja capital Maracay Wagner visitará na terça-feira (17), último dia da missão oficial.

O governador Jaques Wagner viaja acompanhado apenas da primeira-dama, Fátima Mendonça. Eles partirão de Caracas na terça-feira (17), chegando em Salvador na manhã de quarta-feira (18), quando Wagner reassume o governo. O vice-governador Edmundo Pereira assume pelos próximos quatro dias, mas sem solenidade de transmissão de cargo.

Mais informações:
Informe à Imprensa – Viagem oficial à Venezuela