Cem famílias de uma comunidade quilombola, no distrito do Agreste, município de Riacho de Santana, a cerca de 900 km de Salvador, estão perto de ver realizado o antigo sonho de ter acesso a água encanada. O poço já foi perfurado pela Companhia de Engenharia Ambiental (Cerb), empresa da Secretaria do Meio Ambiente, e deu água de boa qualidade. Agora, a Cerb vai construir o sistema de abastecimento, que faz parte do programa “Água para Todos”, captando água do poço, que tem 90 metros de profundidade com vazão de 12.400 litros/hora.

Esse é o milésimo poço perfurado pelo Governo da Bahia, para atender às comunidades rurais que não têm acesso a água potável. Depois do estudo hidrogeológico, o local foi selecionado e o poço perfurado para abastecer o vilarejo. Donizete Alves Oliveira, 22 anos, nascido e criado no povoado e que ajuda abastecer as casas dos vizinhos, numa carroça puxada por bois, não vê a hora de acabar com esse sofrimento.

Dentre as dificuldades enfrentadas pela comunidade, a mais urgente é a falta d’água. “Não temos energia elétrica, o acesso é difícil, mas a água é uma necessidade maior. Não vejo a hora de ter na minha casa essa preciosidade. Tenho 42 anos de vida e não sei o que é tomar um banho de chuveiro”, disse, emocionado, o agricultor Francisco Coutinho.

O agricultor Belisário Pereira disse que aguarda com muita ansiedade a chegada da água encanada na sua casa. “Tem época que o tanque escavado, de água barrenta, seca e a gente fica sem saber o que fazer”. Ele contou, ainda, que, acompanhado do amigo Francisco, ofereceu-se para ajudar a abrir a picada na mata para passagem dos equipamentos da Cerb.

Belisário conta que ficou muito emocionado quando foi feito o teste de bombeamento e a água brotou da terra com muita força, enchendo todo o local que no passado era um riacho. Confessou que levou para casa uma garrafa cheia de água e que vai guardá-la como recordação daquele momento único ao ver brotar da terra o líquido mais precioso para sua sobrevivência.

“Carregar balde na cabeça eu não aguento mais. Além de não ter água, falta energia. Na seca, o que nos socorre é o carro-pipa. Acredito que agora a situação vai ser resolvida nessa comunidade”, acrescenta a dona-de-casa Neilse Almeida, 30 anos.

“Água para Todos”

Para o presidente da Cerb, Cícero Monteiro, o “Água para Todos” é um dos pilares do novo modelo de gestão planejado pelo Governo da Bahia, onde a prioridade é promover ações de qualidade de vida do sertanejo. Ele acrescentou ainda que a perfuração dos mil poços teve como prioridade os municípios mais carentes do semiárido baiano, estabelecendo critérios de seleção estritamente técnicos, inclusive dando oportunidade às comunidades excluídas que ao longo dos anos não foram atendidas pelo poder público, como quilombolas, assentamentos e associações comunitárias.

De acordo com o geólogo Marco Antônio Lima Peixinho, o abastecimento de água na comunidade do Agreste é feito de forma precária, em carros-pipa da prefeitura e tanques escavados, com água poluída, gerando um alto índice de doenças. Com a implantação desse novo poço perfurado e a construção do sistema de abastecimento pela Cerb, deverá diminuir o índice de doenças e de mortalidade infantil na região.

Aproveitamento dos mil poços

Para o chefe do Departamento de Hidrogeologia da Cerb, Godofredo Correia, os mil poços perfurados estão sendo aproveitados de todas as maneiras possíveis para suprir a necessidade da falta de água. Nas localidades onde não tem energia elétrica, a empresa utiliza tecnologia alternativa, como eólica e solar. Já nos poços perfurados que apresentam água salinizada e tem energia, foram instalados dessalinizadores, equipamentos que transformam água salobra em potável.

Já os poços mais profundos, com vazão maior, estão sendo otimizados para atender a um maior número de comunidades de forma integrada. Para aumentar o reforço de abastecimento de água nas cidades, a Cerb tem trabalhado em parceria com a Embasa na perfuração de poços.

Tecnologia avançada

A Cerb utiliza sondas rotativas, pneumáticas, percussoras, equipamento de apoio e pessoal qualificado, e está aparelhada para prestar qualquer serviço na área de captação de água subterrânea. Para isso, procura utilizar tecnologias adequadas à realidade de cada região. Para reforçar o parque tecnológico, outras novas cinco máquinas perfuratrizes (duas rotativas e três rotopneumáticas) foram adquiridas pela empresa. Técnicos foram capacitados para operar e dar manutenção aos equipamentos.

A Cerb também realizou serviços relacionados a poços artesianos, tais como visitas técnicas, locações, perfurações, recuperações, manutenções e testes de bombeamento em poços realizados por terceiros em 325 municípios, sendo que 70% das ações, ou seja, 224 municípios estão localizados no semiárido.