“O número de mortes por dengue tem diminuído na Bahia após as medidas implementadas para combater a doença”. A afirmação é do secretário estadual de Saúde, Jorge Solla, que fez um balanço sobre as ações do governo estadual de controle ao avanço do Aedes aegypti no estado, nesta quarta-feira (25).

Para intensificar o combate a doença e o atendimento a pacientes com sintomas da dengue, várias medidas estão sendo feitas, principalmente nos sete municípios que têm o estado de emergência reconhecido – Itabuna, Jequié, Salvador, Ilhéus, Ipiaú, Porto Seguro e Floresta Azul.

Entre as ações estão o disque dengue (08007237733), por meio do qual a população pode denunciar focos do mosquito e ter orientação sobre atendimento em casos suspeitos; apoio de 14 médicos das Forças Armadas (Exército e Marinha), que estão atuando nos postos de hidratação em Itabuna e Salvador; aquisição de 162 veículos para reforçar o trabalho de campo das equipes de supervisão, acompanhamento e apoio às ações municipais de combate à dengue em 31 diretorias regionais de Saúde (Dires).

O Gupamento Aéreo da Polícia Militar também tem apoiado nas ações, realizando sobrevoos com helicóptero em áreas de risco para localizar possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue.

A Secretaria de Saúde, tem ampliado a assistência aos pacientes com dengue, com aberturas de mais de 200 novos leitos para o tratamento da doença e reforço do corpo clinico nas unidades da rede estadual de Saúde; capacitação de profissionais de saúde sobre o manejo clínico e o diagnóstico da dengue. O governo tem reforçado também a distribuição de medicamentos.

Postos de hidratação

O atendimento aos pacientes com sintomas da dengue foi ampliada com os postos de hidratação que estão sendo instalados nos municípios com maior incidência da doença.

Esta ação segue a experiência do Rio de Janeiro, que no ano passado sofreu uma epidemia de dengue. Após a instalação das unidades, houve uma diminuição nas ocorrências dos casos no Rio.

Em Salvador foram implantados dois postos de hidratação, um no Hospital Geral do Estado (HGE) e outro no Roberto Santos. Os postos foram instalados também em Itabuna, Jequié, Ilhéus e Floresta Azul.

Inauguração

Nesta quinta-feira (26) será inaugurado mais uma unidade de hidratação no Hospital Batista Caribé, no Subúrbio Ferroviário, e na próxima semana estarão em funcionamento mais cinco salas de hidratação, que vão funcionar nas unidades de emergência de Plataforma, Cajazeiras, Pirajá, São Caetano e Curuzu.

Os municípios de Porto Seguro, Feira de Santana e Eunapólis também ganharão postos de hidratação. Nestas unidades, o paciente com sintomas da dengue tem assistência médica imediata. Os postos, com 200 a 300 metros quadrados, possuem sala de espera, sala para consultas e exames, laboratório e uma área com 30 poltronas e cinco macas para hidratação intravenosa. A depender da gravidade da doença, o paciente pode ficar até 24 horas sendo hidratado.

Segundo a superintendente de Vigilância e Proteção da Saúde da Sesab, Lorene Pinto, a hidratação é a medida indicada ao primeiro sinal da doença, cujos sintomas costumam ser confundidos com os de gripe e resfriados, mas no caso de dengue não há coriza ou dor de garganta.

Reforço Venezuelano

Para reforçar o combate à dengue na Bahia, foi enviada a Salvador uma equipe de técnicos e médicos venezuelanos e cubanos (7 da Venezuela, 2 de Cuba).

Este é o resultado da parceria com a Venezuela, após visita do governador Jaques Wagner, recentemente, àquele país. A equipe é especializada em ações de controle de doenças transmitidas por vetores (como a dengue, transmitida por um mosquito, o Aedes aegypti).

A diretora Nacional de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde da Venezuela, Fátima Garrido, disse que para o combate ao Aedes aegypti são necessárias ações continuadas e integradas de mobilização social. Este ano, foram registradas na Venezuela 10 mortes por suspeita de dengue. O país, que tem milhões de habitantes enfrentou o primeiro surto de dengue em 1989. No País, circulam os quatro vírus da dengue isolados até agora, o DEN 1, DEN 2, DEN 3 e DEN 4.

A Bahia ainda não registrou nenhum caso por DEN 4. A equipe venezuelana tem acompanhado as ações do Governo do Estado em Salvador, Lauro de Freitas e Porto Seguro.