Com a finalidade de promover a atualização e uma maior divulgação do método de diálise peritoneal, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em parceria com o Hospital Universitário Edgard Santos (Hupes), realiza nesta quarta e quinta-feiras (18 e 19), no auditório do Hospital Geral Roberto Santos, o Curso Estadual de Atualização em Diálise Peritoneal. O curso é dirigido aos profissionais que atuam nos serviços de nefrologia, e as inscrições poderão ser feitas no local, a partir das 8h30. A programação começa às 9h, com o tema Estação e Prática de Diálise Peritoneal, com o médico Sérgio Presídio.

A abertura oficial do curso está marcada para 14h, contando com a presença do diretor geral da Rede Própria da Sesab, Renan Araújo, e do diretor do HGRS, Paulo Barbosa. Participam como convidados os especialistas Kleyton Bastos, Roberto Pecoits e Carolino Divino. Entre os assuntos que serão abordados estão a organização de um programa de diálise peritoneal; cuidado integral na doença renal crônica; situações especiais na diálise peritoneal no idoso, diabético e na criança, entre outros temas.

A diálise peritoneal é um processo de filtração do sangue onde ocorre a retirada do excesso de água e substâncias que não são mais aproveitadas pelo corpo e que deveriam ser eliminadas através da urina. Este tipo de diálise aproveita o revestimento interior do abdômen, chamado membrana peritoneal, para filtrar o sangue.