LOCAL: Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.
DATA: 20.03.09 (sexta-feira)
HORÁRIO: 8h30

O QUE É: Entrega de veículos para as Diretorias Regionais de Saúde (Dires).

INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

FROTA: Serão entregues 162 novos veículos para renovação da frota das 31 Diretorias Regionais de Saúde. Com um investimento de R$ 12,2 milhões captado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) junto ao Ministério da Saúde, foram adquiridos os seguintes automóveis: Van (1); Pick Up (1); Fiesta Hatchbach (35); Ranger (80); S-10 (32); e Parati (13). A iniciativa representa um reforço significativo no combate à dengue, articulado por cada uma das Dires em suas áreas de atuação, além do esforço do Governo do Estado no sentido de garantir melhores condições de assistência à população e atender a uma antiga reivindicação das diretorias regionais, todas elas com frota sucateada.

MAIS AÇÕES: Em julho do ano passado, durante as comemorações pela passagem do Dia do Motorista, foram entregues 18 novas ambulâncias, renovando e mais que triplicando a frota da Central Estadual de Regulação. Seguem abaixo também algumas iniciativas referentes ao combate à dengue: 

Postos de Hidratação: O secretário da Saúde da Bahia, Jorge Solla, visitou nesta quinta-feira (19), o Hospital João Batista Caribé (HJBC), em Paripe e já definiu o local onde será instalado um Posto de Hidratação voltado para o atendimento emergencial aos pacientes com suspeita diagnóstica de dengue que demandem assistência médica e observação. Outros dois Postos de Hidratação estão sendo montados no Hospital Geral do Estado (HGE) e no Hospital Roberto Santos. O objetivo é garantir um dos principais procedimentos no caso de suspeita de dengue, que é a hidratação. As áreas reservadas para a instalação do Posto de Hidratação nos três hospitais são de fácil acesso. Na sexta-feira (20), lideranças comunitárias do Subúrbio Ferroviário vão se reunir com a equipe do Serviço Social para se inteirarem acerca de ações de prevenção, sinais e sintomas da dengue e risco de dengue hemorrágica. As informações deverão ser divulgadas junto à população local, a fim de evitar o surgimento de novos casos e orientar sobre o que fazer diante da suspeita de dengue, inclusive em casos que demandem uma assistência mais urgente. 

Exame: A Sesab está descentralizando a realização de exames de sorologia para dengue, antes concentrados no Laboratório Central do Estado (Lacen). A medida visa agilizar ainda mais o diagnóstico da doença, contribuindo para otimizar a assistência aos pacientes e as ações de vigilância epidemiológica. Na capital e em municípios que não possuam laboratório onde seja possível implantar o exame de sorologia, as amostras continuam sendo enviadas para o Lacen. O trabalho de capacitação para a realização dos exames em laboratórios das secretarias municipais de Saúde começou em dezembro do ano passado, como estratégia preparatória para enfrentamento de uma possível epidemia de dengue. Na ocasião, o Lacen reuniu, para treinamento, funcionários dos municípios e das unidades hospitalares da capital, inclusive da rede privada. O objetivo foi padronizar os procedimentos de coleta, armazenamento e transporte das amostras. Dez municípios com grandes áreas de abrangência já estão realizando a sorologia, e outros cinco estão entrando em processo de capacitação. Para a realização dos exames de sorologia, os laboratórios municipais recebem insumos da Sesab, através do Lacen. Os dez municípios com laboratórios de referência para diagnóstico da dengue são Alagoinhas, Barreiras, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Porto Seguro, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista. Estão se credenciando à realização dos exames os municípios de Irecê, Lauro de Freitas, Camaçari, Paulo Afonso e Senhor do Bonfim. 

Itabuna: A Sesab, preocupada com a grave situação do município de Itabuna, investiu na assistência aos pacientes vítimas da dengue, abrindo mais 60 leitos para hidratação, a aquisição de medicamentos, mobiliário hospitalar, material hospitalar e reforma de instalações, com um investimento superior a R$ 5 milhões, ações anunciadas pelo próprio governador Jaques Wagner em visita ao município. No dia 6 deste mês, o governador Jaques Wagner, assinou decreto de emergência, incorporando os seis municípios que estão em situação de maior gravidade: Ilhéus, Porto Seguro, Ipiaú, Jacobina e Jequié, além de Irecê que entrou no decreto não por ter muitos casos graves da doença, mas sim por ser município pólo de assistência da região. Além disso, o governador assinou outro decreto homologando a situação de emergência no município de Itabuna. 

Conscientização: Há a necessidade de um trabalho de conscientização dos gestores, em especial os que estão assumindo agora suas funções, que devem estar informados do que está preconizado no Pacto da Saúde. Este trabalho com os novos gestores já está sendo feito pela Sesab, culminando com o seminário “Os Municípios e a Saúde de Todos Nós”, realizado este mês, no Centro de Convenções, com a presença do ministro da Saúde, José Gomes Temporão. 

Encontro: Um encontro entre autoridades para tratar de questões relacionadas ao controle da dengue no estado, realizado em dezembro de 2008, marcou uma nova investida na mobilização contra a dengue no estado. Na ocasião, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, o governador Jaques Wagner e prefeitos eleitos e reeleitos dos 45 municípios baianos que apresentaram os maiores índices de infestação da doença no último ano, além de seus secretários de Saúde, discutiram a necessidade de intensificar as ações de controle da dengue para evitar os surtos no verão. Desde o mês de abril, quando foi instituído o Comitê Estadual de Mobilização Social contra a Dengue, diversas ações foram implementadas pelo governo baiano, a exemplo da atuação de homens e mulheres do Corpo de Bombeiros como agentes de saúde, iniciativa que está sendo ampliada para mais 12 municípios onde existem bases operacionais da instituição. Além disso, estão sendo executadas atividades de mobilização em diversas frentes, com o apoio das Voluntárias Sociais; parcerias com empresas públicas e privadas, como a Embasa, Coelba e Correios; capacitação de profissionais de saúde, tanto de hospitais públicos como privados, para o atendimento de vítimas das formas graves da doença; e veiculação de campanhas publicitárias.

Atribuições: Pela legislação, cabe aos municípios executarem as ações e ao estado a ação suplementar, de prestar apoio, fazer a definição, programação e pactuação de metas. Além disso, é necessário que os gestores divulguem os dados sobre a doença e promovam a conscientização de uma participação ampla da população, que tem também sua parcela de responsabilidade. O Ministério Público deverá abrir inquérito civil em cada município onde está sendo desencadeado processo de epidemia de dengue para apurar responsabilidades no cumprimento de metas e ações preventivas. A decisão foi externada pela promotora de Justiça e coordenadora do Grupo de Defesa da Saúde do Ministério Público Estadual (MPE), Itana Viana, que viajou a Itabuna para acompanhar a problemática que vive o município, que ostenta os maiores índices de infestação de dengue na Bahia.