Com oito meses de gravidez, a estudante Suzana de Lima Santos, 17 anos, teve esta manhã a oportunidade de passar por uma avaliação nutricional, constatando que está com baixo peso para a idade gestacional. Em seguida, ela recebeu todas as orientações necessárias para adotar uma alimentação saudável e pode também fazer o teste rápido para detecção de HIV.

A estudante foi uma das centenas de pessoas atendidas nesta sexta-feira (27), primeiro dia de funcionamento da Feira de Saúde, instalada na Companhia de Transportes de Salvador, no Largo da Calçada. A iniciativa é da Secretaria de Saúde do Estado, por meio da diretoria de Gestão do Cuidado, com o apoio de diversos parceiros, a exemplo das Voluntárias Sociais da Bahia, Secretaria de Promoção da Igualdade (Sepromi) e Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia da Bahia (Sogiba).

Até 15 horas do primeiro dia do evento, foram feitas mais de 300 aferições de pressão arterial, 60 testes de HIV, 225 avaliações nutricionais e mais de 150 atendimentos no estande Cuidando do visual. Além disso, mais de 200 pessoas assistiram as palestras.

O evento, que prossegue até sábado (28), está disponibilizando diversos serviços de promoção e prevenção à saúde, além de atividades recreativas e de beleza (manicure, corte e escova de cabelo), dentro da programação de comemoração do Dia Internacional da Mulher. Palestras sobre prevenção do câncer de mama, mitos e verdades sobre diabetes, saúde bucal, pré-natal e violência contra a mulher também atraíram a atenção das pessoas que circularam hoje na Estação da Calçada.

Para a dona de casa Berenice Santos, que se mudou do Piauí para Salvador há três meses, mora no Subúrbio Ferroviário e está desempregada, a Feira de Saúde é uma iniciativa muito interessante. Enquanto aguardava a sua vez para cuidar do visual – cortar e pentear o cabelo e fazer as unhas -, Berenice disse que ficou surpresa quando saltou do trem e viu os diversos serviços oferecidos. “Às vezes ficamos sem dinheiro sobrando para ir ao salão e esta é uma oportunidade que temos para cuidar do cabelo”, disse ela, já anunciando que pretendia visitar outros estandes e receber informações sobre prevenção à saúde.

Março Mulher

Realizada com o objetivo de informar e educar a população, estimulando ações de promoção à saúde, principalmente na população feminina, a Feira de Saúde foi aberta pela diretora de Gestão do Cuidado da Sesab, Débora do Carmo, que chamou atenção para a importância do evento, como forma de garantir o acesso da população, principalmente das mulheres, a informações e serviços de saúde.

Representando a primeira-dama do Estado e presidente das Voluntárias Sociais da Bahia, Fátima Mendonça, a médica Balbina Pessoa falou sobre as diversas atividades programadas pelo Governo do Estado para o Março Mulher, e disse esperar que iniciativas como esta se estendam para outros meses do ano.

Logo em seguida, houve uma apresentação musical do grupo Palafitas Andantes, composto por jovens dos bairros do Uruguai, Jardim Cruzeiro e Massaranduba. Criado em 1997, a partir de um trabalho desenvolvido na Escola Comunitária Luiza Maim, o grupo reúne 70 crianças e adolescentes que utilizam manifestações artísticas (dança, música e teatro) para desenvolver um trabalho de combate ao uso de drogas e a violência.

Para a coordenadora do Cuidado por Ciclo de Vida e Gênero da Sesab, Olga Cristina Sampaio, o primeiro dia de funcionamento da Feira de Saúde teve um público acima do esperado. “Estamos muito felizes com os resultados alcançados e a receptividade por parte da população”, disse.