A tuberculose continua sendo um sério problema de saúde pública no mundo, apresenta uma elevada incidência e alta mortalidade. Para dar continuidade ao trabalho de controle da doença no estado, o Hospital Especializado Octávio Mangabeira promove, nesta terça-feira (31), o 6º Seminário de Controle da Tuberculose. O encontro, que acontecerá no auditório do HEOM, das 8 às 12h, reunirá profissionais e estudiosos da área, para discutir a relação existente entre drogas e tuberculose e qual a melhor maneira de tratar esses pacientes.

Segundo explica o médico Jamocyr Marinho, a tuberculose é a nona causa de hospitalização e a quarta causa de mortalidade por doenças infecciosas. Na Bahia, no ano passado foram diagnosticados 5.337 novos e 337 pacientes morreram.

O Hospital Especializado Octávio Mangabeira é referência na Bahia para o diagnóstico, tratamento e internamento de pacientes com tuberculoses de todo o estado, como também para aqueles que necessitam de diagnóstico e tratamento com maior complexidade. No ano passado, o hospital atendeu e notificou cerca de 50% dos pacientes de Salvador e 23% do estado.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) os países em desenvolvimento, juntamente com os subdesenvolvidos, concentram 95% dos casos de tuberculose e 98% da mortalidade de todos os países. O Brasil ocupa o 16º lugar entre os 22 países responsáveis por 80% do total de casos de tuberculose no mundo. Por ano, ocorrem 80 mil casos novos (220 por dia, nove em cada hora, em média um caso novo a cada 6 minutos).