A inauguração dos postos de hidratação para pacientes com sintomas de dengue Hospital Geral do Estado (HGE) e Hospital Geral Roberto Santos, nesta terça-feira (24), é mais uma ação do governo estadual na luta contra a doença. São 40 poltronas para hidratação, além de seis macas, onde os pacientes podem receber soro e medicações intravenosas.

“Esses postos seguem a experiência do Rio de Janeiro, que, no ano passado, sofreu com a epidemia de dengue. Nos postos foram tratados 88 mil pacientes, dos 240 mil registrados, e não houve nenhum óbito”, disse o secretário de Saúde, Jorge Solla, na inauguração.

Nesta quinta-feira (26), será inaugurado mais um posto, desta vez no Hospital João Batista Caribé e a expectativa da Secretaria de Saúde é que, em breve, espaços para hidratação também sejam adaptados nas unidades de emergência de Cajazeiras, Pirajá, Curuzu, Plataforma e São Caetano.

Sentindo forte dor de cabeça, febre e náusea, Luiz Cláudio Correia, 35, servente de obras que mora em São Gonçalo do Retiro, dirigiu-se na manhã desta terça-feira para o Hospital Geral Roberto Santos. Ele foi atendido logo na entrada, onde está montado um posto especial para atendimento dos casos e suspeitas de dengue, cujos sintomas são os apresentados por Luiz Cláudio.

“As pessoas sempre correm para os grandes hospitais. Ofertando o tratamento do primeiro estágio da doença e dando suporte aos casos não-graves, o posto contribui tanto para o combate focalizado, como desafoga o hospital”, destaca o diretor do HGE, André Luciano.

A hidratação é a medida indicada ao primeiro sinal da doença, cujos sintomas costumam ser confundidos com os de gripe e resfriados, mas no caso de dengue não há coriza ou dor de garganta. “O paciente de dengue tem que ser bem hidratado, ingerindo muito líquido, em especial água”, acrescenta Solla.

A maior parte das equipes de médicos e enfermeiros dos postos de hidratação é da Organização Social Irmã Dulce, mas há também médicos e enfermeiros do Exército. Os postos ficarão montados até quando forem necessários.

Para obter orientação sobre sintomas e como proceder no caso da suspeita da dengue, a Secretaria de Saúde disponibiliza o Disque Dengue pelo telefone 0800 723 7733. O número funciona ainda para receber denúncias contra possíveis focos do mosquito.