Uma equipe formada por sete médicos e sete profissionais de enfermagem da Aeronáutica chegou, nesta quinta-feira (19), a Itabuna, no Sul do estado, para colaborar nas ações de combate à dengue. O envio de profissionais de saúde das Forças Armadas é uma estratégia do Ministério e da Secretaria Estadual da Saúde para reforçar o combate à dengue nos municípios onde há maior incidência de casos da doença.

Na tarde desta sexta-feira (20), chegam a Itabuna mais quatro médicos, integrantes do corpo do Exército. Os médicos e enfermeiros militares vão atuar, de acordo com o perfil de cada um, nos locais de atendimento, não só em Itabuna, como também em Ilhéus, Floresta Azul e Barro Preto.

Os profissionais de saúde da Aeronáutica foram recebidos no pronto atendimento Valdenor Cordeiro, unidade de hidratação montada pelo governo do Estado, pelo diretor de Regulação da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Ricardo Gouvêa, que coordena os trabalhos de enfrentamento da dengue em Itabuna, por determinação do secretário da Saúde, Jorge Solla.

Na segunda-feira, Solla se reuniu com representantes das Forças Armadas para discutir detalhes do apoio de infectologistas, clínicos, pediatras, atendentes de enfermagem, que ficarão à disposição da Sesab, obedecendo a um cronograma de atendimento aos municípios de Itabuna e Salvador.

Em Salvador, os profissionais irão compor as equipes dos postos de hidratação que funcionarão nos hospitais Geral do Estado (HGE), Roberto Santos e João Batista Caribé. Na noite desta quinta-feira (19), parte dos profissionais recebe treinamento no Hospital Roberto Santos.