Publicada às 11:15

Atualizada às 18:05

A ampliação do número de agentes, aumento da frota, aquisição de equipamentos e implantação de um sistema de informação são as principais estratégias do Estado para reforçar as ações de combate à dengue. As iniciativas foram o destaque da videoconferência realizada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), na manhã desta quinta-feira (5), transmitida a partir do Instituto de Anísio Teixeira (IAT) para 29 municípios.

Na abertura do evento, o secretário da saúde, Jorge Solla, destacou as principais medidas que estão sendo adotadas pela Sesab, como a ampliação da contratação de agentes de combates a endemias, aquisição de 165 novos veículos e de 200 novos pulverizadores, implantação de um sistema de informação por telefone sobre a doença (Disque Dengue Estadual), com 20 pontos de atendimento, e a distribuição de capas para tanques e reservatórios que possam vir a ser criatórios do mosquito. Na Bahia, 11.500 casos da doença já foram confirmados.

Além disso, a Sesab vem ampliando o número de leitos semi-intensivos nas cidades afetadas, e apoiando as prefeituras do interior na contratação emergencial de profissionais de saúde. Segundo o secretário, no estado, 16 unidades de saúde estão equipadas para fazer o diagnóstico de sorologia da doença.

Das Diretorias Regionais de Educação (Direcs), secretários municipais de saúde, profissionais da área e lideranças e membros das comunidades puderam acompanhar as informações sobre a prevenção, diagnóstico e o tratamento da dengue, doença que nos últimos 15 anos vem atingindo progressivamente todas as cidades do país.

Solla informou também que o Governo do Estado reconheceu o estado de emergência nos sete municípios baianos com maior número de casos da doença. Itabuna, Jequié, Ilhéus, Ipiaú, Irecê, Jacobina e Porto Seguro concentram aproximadamente 60% dos casos da doença no estado.

“É preciso destacar que este governo trata as questões de saúde pública com transparência e seriedade e não escamoteia números. O que estamos fazendo é a intensificação das ações, principalmente nos municípios de maior incidência da dengue, e a mobilização dos órgãos governamentais e da sociedade civil”, explicou o secretário da Saúde.

Outro forte aliado no combate ao mosquito transmissor da doença, o Ministério Público, também esteve representado no evento pelo Procurador Geral de Justiça, Lidivaldo Brito. Segundo ele, os promotores de justiça das comarcas do interior e da capital estão sendo orientados a facilitarem o acesso dos agentes de saúde às residências fechadas ou abandonadas.

“Em Salvador, Itabuna e outros municípios nós já conseguimos amparo legal para a entrada desses agentes em imóveis que seus proprietários ainda não haviam se manifestado sobre a situação. Num trabalho conjunto com a secretaria estadual e as municipais de saúde, um chaveiro acompanha a ação de saúde pública e não ocorre nenhuma depredação ou arrombamento do imóvel em questão”, explicou o procurador.

De acordo com a Superintendente de Proteção e Gestão da Saúde da Sesab, Lorene Pinto, a videoconferência teve como objetivo principal, a atualização dos profissionais e da população sobre a situação da doença em todo o estado. “Já conseguimos avanços importantes desde 2007 nesse processo, como o ingresso do Corpo de Bombeiros no combate ao vetor da doença e a realização de concursos públicos para agentes de saúde em 108 municípios”, disse a Superintendente.