O combate à dengue terá mais um espaço no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) com a realização, na próxima segunda-feira (30), das 8h30 às 18h, do “Seminário de Infectologia: Dengue”, voltado para médicos, médicos residentes, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes de saúde.

O evento, coordenado pelo Serviço de Infectologia e Comissão de Controle de Infecção Hospitalar da unidade, terá como palestrantes convidados os médicos Kleber Luz, infectologista pediátrico do Rio Grande do Norte, com vasta experiência em dengue; Lúcia Silveira, da Secretaria de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro; Ceucy Nunes, diretora do Hospital Couto Maia, e Ana Paula Alcântara, infectologista do HGRS.

Segundo o médico Paulo Barbosa, diretor do Roberto Santos, o seminário integra a programação comemorativa dos 30 anos de fundação do hospital, maior unidade hospitalar da rede estadual de saúde. A unidade foi contemplada com a inauguração, esta semana, de um Posto de Hidratação, voltado para o cuidado de pacientes com suspeita de dengue. O posto tem 30 poltronas de hidratação e cinco macas, laboratório e equipamentos de reanimação, funcionando durante 24 horas, todos os dias da semana. “O seminário é mais uma ação de mobilização no combate à dengue programada pela diretoria do hospital, com o apoio da diretoria de ensino”, disse o diretor.

Prevenção e manejo

O “Seminário de Infectologia: Dengue” será aberto às 8h30, no auditório do Hospital Roberto Santos. Logo em seguida, a superintendente de Vigilância e Proteção da Saúde da Sesab, Lorene Pinto, apresentará a situação epidemiológica da dengue da Bahia e a infectologista Nanci Silva, HGRS, falará sobre o diagnóstico clínico da dengue. Ainda pela manhã, o médico Kleber Luz, do Rio Grande do Norte, falará sobre o manejo clínico da dengue.

Na parte da tarde, a médica Lúcia Silveira fala sobre o protocolo de atendimento ao paciente com dengue, apresentando a experiência do Rio de Janeiro, que no ano passado enfrentou um surto da doença, e também sobre os aspectos epidemiológicos atuais no Rio de Janeiro. A casuística da dengue no Hospital Couto Maia e o diagnóstico diferencial será o tema da palestra da infectologista Ceucy Nunes, enquanto o manejo clínico do paciente pediátrico com dengue será apresentado pelo médico Kleber Luz. A prevenção da dengue será o assunto abordado pelo infectologista Carlos Vladimir, do HGRS.

Informações sobre o encontro, que tem inscrição gratuita e número de vagas limitado, podem ser obtidas através do telefone 3372-2954.