Com o objetivo de apresentar aos secretários municipais de Saúde da Bahia e integrantes de suas equipes os projetos propostos pelo governo do Estado para a referida área, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) promove, nesta segunda e terça-feira (16 e 17), no Centro de Convenções, o evento “Os Municípios e a Saúde de Todos Nós: Promovendo a Política Estadual de Saúde na Bahia de Todos Nós”.

Na solenidade de instalação do encontro, que terá a presença do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, será instituído o Conselho Interfederativo da Fundação Estatal Saúde da Família e realizada a entrega simbólica de jalecos aos profissionais das equipes de Saúde da Família. Será também lançada a nova Relação Estadual de Medicamento Essencial, elaborada a partir de consulta pública aberta pela Sesab.

Na mesma oportunidade, o secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, assina o decreto que institui a Política Estadual de Assistência Farmacêutica e lança a Campanha Estadual de Combate à Dengue, além de participar da solenidade de posse da nova diretoria do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde (Cosems–Ba), presidida por Suzana Cristina Ribeiro, secretária municipal de Saúde de Vitória da Conquista.

No primeiro dia do seminário (16), logo após a solenidade de instalação, acontece mesa redonda sobre a situação e o combate à dengue no estado da Bahia. À tarde, serão realizadas mesas redondas sobre “Pacto de Gestão e Financiamento da Saúde” e “Saúde da Família de Todos Nós”.

No dia seguinte (17), painéis simultâneos enfocarão questões como as políticas de atenção básica, atenção materno-infantil, hospitais de pequeno porte, auditoria do SUS/Bahia, registro de preço, ações de educação permanente, educação profissional do SUS/Bahia, experiência de contratualização dos filantrópicos, sistema de planejamento do SUS e Política de Saúde na Bahia.