A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, como medida de interesse sanitário, a suspensão da fabricação, distribuição, comércio e uso, em todo o território nacional, dos seguintes produtos: Anti-Álcool Gotas Verdes, fabricado por Úrsula Ficher e distribuído por Gotas Verdes Homeopatia e Produtos Naturais Ltda., de Londrina (PR), por não possuir registro e autorização de funcionamento; Amazon Anti-Tobacco Higienizador Bucal Spray, fabricado pela empresa Opibra Operações Internacionais do Brasil Ltda., de Belo Horizonte (MG), por não possuir registro/notificação perante a Anvisa; Gabiru (composto expectorante e sedativo da tosse), bem como de quaisquer produtos sujeitos à vigilância sanitária, fabricados por Verde Vida Ervas Indústria e Comércio Ltda., de Aimorés (MG), por não possuir autorização de funcionamento e nem registro na agência.

Em outra resolução, a Anvisa, considerando o laudo de análise emitido pelo Laboratório Central do Espírito Santo, que apontou como insatisfatório o lote 2505063, com validade até fevereiro de 2010, do medicamento Penicilina G Benzatina 1.200.000 UI, fabricado pelo Laboratório Teuto Brasileiro S. A., de Anápolis (GO), nos ensaios de suspensabilidade, aspirabilidade e injetabilidade, determinou a suspensão da distribuição, comércio e uso do lote citado. A empresa deverá proceder ao recolhimento do lote citado.

Por apresentar desvio de qualidade relacionado ao aspecto, a Anvisa determinou ainda a suspensão da distribuição, comércio e uso do medicamento LFM-Ácido Acetilsalicílico, 100mg, comprimidos, lote 0705006, fabricado em 07/2007 e válido até 06/2010. O produto é fabricado pelo Laboratório Farmacêutico da Marinha.