Publicada às 12:13
Atualizada às 16:40

Para garantir a paz no primeiro BA-VI realizado no novo estádio de Pituaçu, neste domingo (22), às 17h, a Polícia Militar contará com um efetivo de 993 policiais. O policiamento ostensivo será iniciado a partir deste sábado (21), com a intensificação das abordagens e incursões nas proximidades do local. De acordo com o esquema de segurança da PM, os portões serão abertos a partir de 13h. A torcida do Vitória deverá entrar pelos portões Leste 1 e 2, nas cadeiras laranjas. Já a torcida do Bahia pelos outros portões e se acomodam nas cadeiras verdes.

Serão utilizadas 123 patrulhas em toda área do estádio e 42 guarnições na área externa e nas estações de transbordo. As unidades especiais da PM, como as Rondas Especiais (Rondesp), o Batalhão de Polícia de Choque, Esquadrões de Motociclistas Águia e Polícia Montada (Cavalaria), Grupamento Áereo (Graer) e as Companhias Independentes irão reforçar a segurança dos 32 mil torcedores que assistirão ao jogo.

Segundo o comandante do Policiamento da Capital, coronel Carlos Eleutério, os policiais atuarão nas avenidas e ruas que dão acesso a Pituaçu, como também nas estações de transbordo e em locais onde houver grande concentração de pessoas. De acordo com o coronel, a segurança para o jogo de domingo contará com a mesma estrutura do carnaval, com câmeras e rádios. Procedimentos preventivos serão adotados como revista pessoal antes do acesso ao estádio, e uso de detector de metais, evitando assim o porte de armas brancas ou de fogo. Também está proibido o acesso de torcedores com garrafas e latas. O policiamento será intensificado nas áreas de bares e sanitários.

Para regular o fluxo de veículos, pedestres e realizar abordagens preventivas contra o porte ilegal de armas e tráfico de drogas, serão montadas barreiras em vias que dão acesso ao estádio na Avenida Paralela, Avenida Pinto de Aguiar e adjacências. Além do policiamento no local será realizada a escolta dos ônibus que conduzirão as delegações dos times quando do deslocamento e retorno ao estádio.

Antes e após o jogo, o Comando de Policiamento Regional da Capital empregará guarnições da Rondesp e Operação Gêmeos em locais estratégicos e nas estações de transbordo, visando impedir atritos entre torcidas organizadas ou ações isoladas de torcedores. A partir de levantamento do serviço de inteligência, todas as unidades da PM estarão cobrindo pontos da cidade, sobretudo aqueles apontados como de reuniões de facções.

Acesso das torcidas

As estratégias de segurança para o jogo de domingo foram recebidas com entusiasmo pelas torcidas organizadas do Bahia e do Vitória. Para eles, não devem mais acontecer episódios como o ocorrido no primeiro BA-VI deste ano, realizado em janeiro no Barradão, quando o adolescente Elber Souza Marques, 17 anos, torcedor do Vitória, teve traumatismo craniano após ser agredido na saída do estádio.

“Defendemos pela não violência nos estádios e pedimos que os torcedores do Bahia curtam o jogo em paz, sem rivalidade. Esse é um momento de alegria que não deve ser manchado pela violência”, afirmou o presidente da Bamor (torcida organizada do Bahia), Jorge Santana.

O presidente da torcida organizada do Vitória, Comando Vermelho e Preto, Franco Ferreira dos Santos, também foi enfático em relação ao comportamento dos torcedores. “É preciso lembrar que nos estádios haverá crianças, que as famílias costumam levar seus filhos. Sempre alertamos os associados sobre a questão de evitar a rivalidade e as provocações para que não tenha motivos para a violência. Essa estratégia de segurança é muito boa, mas seria muito melhor se não houvesse necessidade de mobilizar tantos policiais, que tudo ocorresse em paz”, enfatizou.

Os ingressos para o maior clássico estadual, que custarão R$ 30 (meia) e R$ 60 (inteira), serão vendidos, sob a responsabilidade do Esporte Clube Bahia, a partir desta quinta-feira (19) por meio da internet (www.futebolcard.com.br) e a partir de sexta-feira (20) na sede de praia do Bahia (Boca do Rio), Casa do Tricolor (Edifício Capemi, Iguatemi) e nas bilheterias do Estádio de Pituaçu. No dia do jogo, as vendas estão proibidas, a fim de evitar confusão no estádio.