Uma parceria entre as secretarias da Educação e de Segurança Pública vai levar mais tranqüilidade à comunidade escolar da rede estadual de ensino. Por meio do projeto de Segurança nas Escolas, que será lançado nesta terça-feira (10), às 17h, na Escola Parque, na Caixa D’Água, serão realizadas rondas no entorno das escolas. Contando, inicialmente, com 15 viaturas e 10 motos, o projeto abrangerá as Diretorias Regionais de Educação (Direc) 1A e 1B, que corresponde a Salvador e Região Metropolitana.

O evento contará com a presença dos secretários da Educação, Adeum Sauer, de Segurança Pública, César Nunes, e do Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Nilton Régis Mascarenhas. Na ocasião, será feita a entrega simbólica dos automóveis e haverá a assinatura de um pacto de compra de veículos para o interior, quando o projeto se estenderá a 12 municípios com mais de 100 mil habitantes: Alagoinhas, Barreiras, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas, Paulo Afonso e Porto Seguro.

A proposta é que toda a rede estadual de ensino conte com o projeto de segurança, que funcionará como um sistema de vigilância tradicional, apoiado por um esquema policial militar específico para a rede escolar. A SEC ficará responsável pela coordenação administrativa e financeira, enquanto a SSP fará a coordenação operacional, por meio da Polícia Militar.

Cada município será dividido em áreas, que terá as unidades escolares como base e uma equipe policial, além de viaturas e motocicletas. Em Salvador, os colégios estaduais Severino Vieira (Nazaré), Presidente Costa e Silva (Ribeira), Luiz Viana (Brotas), Bartolomeu de Gusmão (Lauro de Freitas), além da Escola Técnica Estadual Newton Sucupira (Mussurunga) funcionarão como bases de Salvador e Região Metropolitana para o funcionamento do projeto. A atuação será das 6h às 24h, de segunda a sexta-feira. Nos finais de semana e feriados uma guarnição ficará no plantão em cada área.